Estudantes de Nutrição realizam atividade de educação alimentar e nutricional com pacientes do Hospital Bom Pastor - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Nutrição realizam atividade de educação alimentar e nutricional com pacientes do Hospital Bom Pastor

         

Na tarde da sexta-feira, 13, estudantes do curso de Nutrição da UNIJUÍ, realizaram atividade de Educação Alimentar e Nutricional, com os pacientes, da ala psiquiátrica, do Hospital Bom Pastor.

A atividade foi planejada pelas estudantes, sob supervisão da professora Cristiane Reips, a partir das demandas identificadas durante as avaliações nutricionais (episódios de constipação, elevado consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas, pouca ingesta hídrica), e teve por objetivos, promover o autocuidado e incentivar o consumo de água e de escolhas alimentares saudáveis.

Desse modo, as estudantes elaboraram uma mesa com a exposição de algumas bebidas industrializadas (refrigerantes, refrescos em pó, suco de caixinha, entre outros) e seus respectivos teores de açúcar e sódio.

Para a estudante Pâmela Fleck, “estes produtos alimentícios possuem em sua composição quantidades elevadas de açúcar, sódio, conservantes, aromatizantes e corantes, fornecendo uma elevada ingestão calórica e aumentando o risco para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, dislipidemias, entre outras”.

Em contraponto, como estratégia de substituição a estas bebidas açucaradas, as alunas também prepararam três tipos de água saborizada.

Pâmela refere que “os alimentos que compuseram as águas saborizadas, fornecem nutrientes essenciais, como exemplo, a laranja, o limão e a pitanga, que são fontes de vitamina C, um importante antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, tão danosos à nossa saúde”.

Para a estudante Nicole Mantovane, “as águas saborizadas são boas estratégias para o aumento da ingesta hídrica, além de serem práticas de preparar, também se tornam opções de baixo custo e muito saborosas”.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.