Curso de Nutrição da Unijuí faz resgate da cultura alimentar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Nutrição da Unijuí faz resgate da cultura alimentar

Trabalho foi realizado por meio da disciplina de Técnica Dietética II

A disciplina de Técnica Dietética II, do curso de Nutrição da Unijuí, promoveu um resgate da cultura alimentar durante a atividade de finalização. Os acadêmicos foram convidados a realizar um trabalho de pesquisa sobre as preparações que fazem parte da história de suas famílias, sob coordenação da professora Eilamaria Libardoni Vieira. O trabalho fez a ponte entre os estudos teóricos e práticos e a relação com a leitura do livro de Michel Pollan, Cozinhar: um processo natural da transformação.

A partir do diálogo com os familiares, os acadêmicos resgataram as receitas que guardam lembranças e significações, utensílios e equipamentos utilizados, técnicas de preparo e maneiras de servir.

Toda a produção foi apresentada no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da Unijuí, por meio de vídeos que apresentaram recortes da preparação das receitas. Avós, tias, mães, sobrinhos e os próprios estudantes foram os atores dos vídeos. Nas falas, durante as apresentações, houve um destaque importante sobre a oportunidade de sentar em família, discutir sobre comida e resgatar lembranças adormecidas, inclusive fotos. Após as apresentações e relatos, os pratos foram degustados. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.