Pesquisa busca contribuir com a alimentação de pacientes oncológicos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa busca contribuir com a alimentação de pacientes oncológicos

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Nutrição da Unijuí, Pâmela Giuli Fleck da Silva Helfenstein, reflete exatamente a área que gosta de atuar: a oncologia. Sob a orientação da professora Aline Dutra Madallozo, a jovem trabalhou na ‘Elaboração e avaliação da aceitabilidade de preparações culinárias contendo suplementos alimentares para pacientes com neoplasias malignas’.

“O público oncológico me fascina e pretendo, após a graduação, realizar uma especialização na área. Acredito que, a partir da Nutrição, podemos propiciar maior autonomia para a variação da dieta, evitando a monotonia de sabores e a fadiga de paladar - uma grande queixa entre este público. O ato de alimentar-se vai muito além de sanar as necessidades biológicas. A comida é sinônimo de prazer, conforto, remete à cultura e à família”, explicou Pâmela.

Para realizar o seu trabalho, a acadêmica identificou os suplementos alimentares que são utilizados no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), onde desenvolveu a pesquisa. E dentre os objetivos cumpridos, elaborou novas preparações contendo estes suplementos. Pâmela aplicou um teste de aceitabilidade das preparações com pacientes oncológicos, em tratamento quimioterápico, hospitalizados e em uso de suplementação.

"Por meio do estudo, pude confirmar que é possível obter uma aceitabilidade satisfatória em relação a preparações culinárias utilizando suplementos alimentares. Desta forma, associado a uma avaliação nutricional e acompanhamento pelo nutricionista, é possível prevenir o déficit nutricional recorrente de internações hospitalares e promover a adequação da dieta, de acordo com as necessidades do indivíduo. No entanto, foi possível observar a necessidade de outras pesquisas neste âmbito, considerando que esta não é uma área da nutrição amplamente explorada”, explicou Pâmela.

Entre os projetos da jovem, está a realização de uma especialização na área de Nutrição Oncológica, por meio de residência profissional. Ela também pretende produzir um e-book com variedades de preparações culinárias contendo suplementos alimentares, voltado ao público oncológico.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.