Trabalho de Conclusão aborda estado nutricional de pacientes com covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Trabalho de Conclusão aborda estado nutricional de pacientes com covid-19

A pandemia de covid-19 embasou todo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Nutrição, Luana Roberta Junges. Preocupada com o alto número de pessoas infectadas, e com as consequências causadas pela doença, ela desenvolveu seu projeto considerando a parcela de pacientes que necessitou ou que pode vir a necessitar da Terapia Nutricional Enteral para prevenir a desnutrição, manter ou recuperar um estado nutricional adequado, evitando complicações da doença e, em certos casos, até a morte.

“O objetivo do TCC foi compilar as orientações das Sociedades de Nutrição Enteral e Parenteral sobre a conduta nutricional na terapia enteral em pacientes críticos, internados por covid-19, com o intuito de fornecer dados para a tomada de decisão ou construção de manuais de terapia nutricional”, explicou a jovem, que intitulou seu trabalho como “Terapia Nutricional Enteral em Pacientes Hospitalizados por Covid-19: Uma Revisão de Literatura”. Ela foi orientada pela professora Adriane Huth.

Para produção do TCC, Luana utilizou dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, orientações do Conselho Federal dos Nutricionistas e, também, informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O manejo nutricional em si é um dos pontos que destaco no TCC: as orientações quanto às contraindicações e indicações da Terapia Nutricional Enteral, os critérios para diagnosticar a desnutrição nestes pacientes, adequação dos macronutrientes e a escolha da fórmula”, reforça Luana, que pretende, após a conclusão do curso, se especializar na área Clínica, mais especificamente na Terapia Nutricional direcionada ao público infantil.

“Para isso, planejo realizar residências, pesquisas, intercâmbios e pós-graduação. Tudo o que for possível para me qualificar e me diferenciar no mercado de trabalho, fornecendo o melhor da nutrição aos pacientes”, disse.

Interessados em cursar Nutrição ainda tem a chance de se inscrever no Vestibular Contínuo, com inscrições abertas até o dia 26 de fevereiro. Mais informações neste link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.