Estudantes de Nutrição preparam vídeo às escolas sobre alimentação saudável - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Nutrição preparam vídeo às escolas sobre alimentação saudável

Acadêmicas de Nutrição da Unijuí acabaram de finalizar uma atividade no Estágio em Saúde Coletiva na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Thomé de Souza. Trata-se da produção de um vídeo, com um teatro de fantoches, que será utilizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), nas escolas de Educação Infantil do Município. 

Conforme explica a professora responsável, Maristela Borin Busnello, o Estágio em Saúde Coletiva ocorre no 10º semestre do curso de Nutrição, propiciando ao estudante atuar e vivenciar a prática do nutricionista na saúde coletiva. “A disciplina prepara o futuro profissional para atuar com suas competências e responsabilidades específicas junto às equipes de saúde na Atenção Básica e na gestão de programas e ações do Sistema Único de Saúde”, completa.

O vídeo traz uma adaptação da história infantil Cesta da Dona Maricota, que explora as vantagens nutritivas de se comer verduras, frutas e legumes. “O vídeo tem o intuito de divulgar às escolas do município informações sobre a alimentação saudável. Foi uma estratégia pensada para o Programa que, durante o período de pandemia, se viu diante da dificuldade de acessar os educandários”, explicou a acadêmica Elisa Buratti, destacando que a atividade liga a teoria com a prática, contemplando a população com ações educativas. “Disseminar ações por processos educativos no âmbito do SUS é um dos trabalhos do nutricionista, que requer estudo e vínculo com a população, resultando na promoção da saúde através da alimentação saudável”, completou.

A produção do vídeo contou com o auxílio de  Fabio Novello, que prestou assessoria às estudantes para a montagem de luz e orientação sobre a manipulação de bonecos. A gravação aconteceu no teatro da Estação Cidadania Cultura Esporte do Parque da Pedreira e também contou com o suporte da coordenadora do Programa, a nutricionista Aline Bernard.

Aline comenta que o Programa Saúde na Escola, uma política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007, a fim de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes da rede pública, da Educação Básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e da Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, ampliação do acesso aos serviços de saúde e melhoria da qualidade de vida.

“Estamos trabalhando nas atividades de 2021-2022 e, neste ciclo, foram cadastradas 26 escolas, com cerca de sete mil alunos”, explicou a coordenadora, lembrando que o PSE conta com diversas ações, divididas em eixos, como “Alimentação saudável e prevenção da obesidade”, onde o vídeo se insere. “O vídeo será trabalhado pelos professores conforme o cronograma escolar, para complementar temas sobre alimentação e nutrição”, reforça Aline.

Para conferir a produção, acesse:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.