Curso de Nutrição promove atividade com pacientes do Hospital Bom Pastor - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Nutrição promove atividade com pacientes do Hospital Bom Pastor

Na manhã desta quarta-feira, dia 6 de setembro, acadêmicas do curso de Nutrição da Unijuí desenvolveram uma atividade no Hospital Bom Pastor. A ação foi denominada "Semáforo da Nutrição” e realizada na ala de Saúde Mental da Instituição, sob orientação da professora mestre e coordenadora do curso, Adriane Huth, na disciplina de Nutrição Clínica II.

Na atividade, os pacientes coloriram alimentos que já estavam desenhados e colaram em três círculos coloridos nas cores verde, amarelo e vermelho, fazendo referêncis a um semáforo. Os alimentos que foram colados no círculo verde são denominados in natura, os que foram agregados ao círculo amarelo são os minimamente processados e colados no círculo vermelho os ultraprocessados, ou seja, com alto nível de industrialização.

Enquanto colavam as figuras, acadêmicas e pacientes debatiam o quão saudável é cada alimento. Além disso, as estudantes explicavam as funcionalidades e algumas informações nutricionais das refeições. A partir disso, os pacientes perceberam que os alimentos no círculo verde podem ser consumidos diariamente; os colados no círculo amarelo podem ser consumidos, mas poucas vezes na semana; e dentro do espaço vermelho devem ser ingeridos raramente. 

Segundo a acadêmica Danieli Simon, a atividade é muito boa para os pacientes, aproximando-os de um aprendizado educativo sobre a alimentação. “O intuito dessa ação é fazer com que os pacientes aprendam a escolher melhor os seus alimentos e interajam com a gente, o que também faz parte do processo de recuperação,” comenta a estudante.

Já a professora Adriane Huth afirma que essas ações também são excelentes no aprendizado das acadêmicas envolvidas. “A partir de atividades como esta, as estudantes podem transferir os seus conhecimentos de forma clara e, dessa forma, conseguem exercitar sua forma de se comunicar, o que também é uma das competências dos nutricionistas”,  finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.