Mestranda da UNIJUÍ lança livro infantil voltado à Literatura Surda - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Mestranda da UNIJUÍ lança livro infantil voltado à Literatura Surda

Egressa e mestranda da Universidade, Alessandra Franzen Klein, juntamente com Cláudio Mourão, se inspiraram em histórias reais e inovaram na produção literária, lançada na Feira do Livro de Porto Alegre

Alessandra Franzen Klein e Cláudio Mourão são profissionais que atuam junto à educação de surdos. A pedagoga Alessandra, egressa do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, mestranda em Educação nas Ciências também pela Universidade e orientanda da professora Noeli Weschenfelder, também dá aulas em Horizontina e na Setrem em Três de Maio. Cláudio é surdo e é professor da Língua Brasileira de Sinais, além de pesquisar sobre a literatura surda e trabalha em Porto Alegre.

Do encontro dos dois surgiu o livro “As Luvas Mágicas de Papai Noel”, escrito por eles e ilustrado por Gisele Barcellos e que foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre.

De acordo com a autora e pedagoga Alessandra, a história surgiu a partir de uma experiência pedagógica numa Escola de Horizontina. A professora Alessandra tinha uma aluna surda na Educação infantil. A fim de trabalhar questões de identidade e cultura surda, buscou ajuda de outros profissionais e conheceu Cláudio. “Eu utilizava histórias que traziam artefatos culturais da comunidade surda, no entanto ainda é pouca a produção literária que tematizam o surdo como um ser de potencialidades dentro desta cultura visual. Então, criamos algumas histórias. O professor Cláudio, mesmo residindo em Porto Alegre, foi um grande parceiro nesta aventura, criamos juntos algumas histórias para serem contadas em aula e estas histórias, voltadas à literatura surda, trazem artefatos da cultura visual-espacial e a língua de sinais como elementos primordiais à pessoa surda”, explicam os autores.

De acordo com Alessandra, criar histórias para crianças surdas foi essencial para respeitar a diferença linguística de uma aluna e a partir de então ousaram na tentativa de publicar uma destas histórias, oportunizando mais diversidade literária à comunidade surda. “Queríamos e criamos histórias nas quais a criança surda possa se identificar com os personagens de forma positiva, viajando no mundo da fantasia”, afirma Alessandra.

Cláudio explica que o surdo, no caso do Brasil, tem a língua de sinais, a Libras, como primeira língua, e através dela ele pode ver, compreender e significar o mundo, já a língua portuguesa é a sua segunda língua, na modalidade escrita, o qual esta comunidade lê e escreve a língua oficial de seu país. “Assim, a história é escrita em português, onde surdos de qualquer idade possam ter acesso à leitura da mesma, e traz a língua de sinais sendo realizada pelos personagens, demonstrando a importância desta língua para a comunicação do surdo. No momento a intenção é oportunizar a toda a sociedade o conhecimento sobre a Comunidade surda, sua língua e sua maneira singular de significar seu meio”, diz.

O livro “As luvas Mágicas de Papai Noel” fala de luvas!  Mas, além de esquentar as mãos desse personagem, que é o Papai Noel, as luvas que aparecem no livro são... mágicas ! O livro inicia com um pai contando uma história para o filho Dion, e esta é sua aventura de Natal. Nesta aventura, o pequeno Dion conhece a pequena Bruna e esta representa a história de muitas crianças surdas e seu mundo.

A professora Alessandra e o professor Cláudio se aproximaram a partir do interesse comum pela literatura surda, pela luta do Movimento Surdo em manter as escolas bilíngues para surdos, de se garantir aos surdos o direito à sua língua de sinais, respeito a sua cultura e identidade linguística. “Esta é a grande magia da história, ela é real, contemporânea, trazendo marcas da luta da comunidade surda, reforçando a beleza e a importância da cultura própria que esta comunidade tem, cria e recria todos os dias através da língua de sinais.

Alessandra firmou que o grupo está muito feliz com a repercussão do trabalho e pelo envolvimento da Editora Cassol, a equipe de trabalho envolvida na produção do livro e a ilustradora Gisele Barcellos. “Todos juntos produzimos um livro lindo, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre. Lançar em uma das maiores feiras de livros foi emocionante, e devemos esse sucesso à Editora que se empenhou tanto na organização e divulgação do lançamento”, disse. A história mesmo tematizando a cultura, a identidade surda e a língua de sinais é destinada para todos os públicos, oportunizando a todas as crianças o encantamento a partir do mundo literário.

Informações e fotos: Assessoria da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre


 


 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.