Curso de Pedagogia realiza viagem de estudos a Porto Alegre - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Pedagogia realiza viagem de estudos a Porto Alegre

 

Um grupo de acadêmicos e docentes do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, dos Câmpus Ijuí e Santa Rosa, participou no último final de semana de viagem de estudos a Porto Alegre, cujo roteiro incluiu, dentre outros locais, a Feira do Livro e a Casa de Cultura Mário Quintana.

Os acadêmicos de Pedagogia do Câmpus Ijuí, acompanhados das professoras Lídia Inês Allebrandt e Marta Estela Borgmann, realizaram a viagem de estudos, custeada parcialmente pelo Diretório Central dos Estudantes, para São Leopoldo e Porto Alegre. Participam da viagem estudantes que estão desenvolvendo estudos sobre a literatura infantil, a infância e sobre brinquedos e o brincar na infância. O objetivo foi conhecer a proposta da Unibrinc - Brinquedoteca da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e sua função na formação de educadores e na aprendizagem das crianças. Já na 59ª Feira do Livro, a intenção foi conhecer os novos lançamentos na área da educação e da literatura infantil, bem como ouvir histórias que são contadas durante a Feira.  Outro objetivo da viagem foi conhecer a Casa de Cultura Mário Quintana e apreciar a 9ª Bienal do Mercosul.

Na UNIBRINC o grupo foi acolhido pela coordenadora, professora Marita Martins Redin, que já atuou como educadora na EFA e no Curso de Pedagogia da UNIJUÍ. Segundo a professora Marita, num Curso de Pedagogia, que forma profissionais para atuar junto à educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, é fundamental a compreensão da importância do brinquedo e do brincar na formação humana. Bem como dos tempos, espaços e materiais que favorecem o desenvolvimento de uma cultura lúdica. O grupo conheceu a Sala Lúdica e a Sala de Aula conhecida como Ateliê Ambiente.

Segundo a professora Lídia Allebrandt, estas visitas foram importantes pois permitiram aos acadêmicos aprofundar aspectos teóricos e práticos relevantes na formação do educador no que tange à metodologia lúdica na infância. Ela enfatizou o estudo por projetos, a pesquisa de materiais, a pesquisa de referências artísticas, a expressão artística criativa e autoral. O grupo teve a oportunidade de conhecer vários trabalhos desenvolvidos por estudantes do Curso de Pedagogia em diferentes projetos que articulam os eixos: da experiência do estudante, dos estudos teóricos, da expressão artística e das práticas pedagógicas com crianças. Também foi oportunidade de contar um pouco sobre os projetos desenvolvidos pelo Curso de Pedagogia da UNIJUÍ e firmar parcerias futuras.

Na Praça da Alfândega, o grupo curtiu as várias atrações da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, que teve como patrono o professor de Literatura Brasileira da UFRGS, escritor e ensaísta Luís Augusto Fischer. O grupo conferiu lançamentos de obras literárias e na área da educação, sessões de autógrafos com Léia Cassol, Os Saltimbancos, com o Teatro Sancho Pança, contação de histórias. Também foi possível ler várias obras, disponíveis no espaço da Biblioteca Moacyr Scliar, inclusive traduzidas do alemão, pois a Alemanha foi o país homenageado na Feira. Também visitou o espaço da Editora UNIJUÍ na feira.

O grupo apreciou muito a visita à Casa de Cultura Mário Quintana, localizada no antigo Hotel Majestic, onde se localiza o quarto onde viveu o poeta Mário Quintana, o espaço dedicado à cantora gaúcha Elis Regina, a biblioteca Érico Veríssimo e vários outros espaços culturais ali instalados voltados para as artes visuais, dança, teatro e música. “A visita oportunizou ao grupo conhecer a bela arquitetura do antigo Hotel, conhecer onde Mário Quintana passou boa parte de sua vida, ver alguns indícios de seu modo de vida e gosto estético, além de ler alguns de seus poemas, estampados pelo prédio. Muitas perguntas sobre o autor nasceram no momento da visita”, destaca a professora.

Também foi possível conferir algumas das atrações da 9ª Bienal do Mercosul, principalmente a exposição de arte contemporânea instalada no Centro Cultural Santander.

De Santa Rosa, participaram da viagem de estudos 15 acadêmicos, juntamente com a professora Hedi Maria Luft, que visitaram o Jardim Botânico, Casa de Cultura Mário Quintana e a 59° Feira do Livro.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.