Professor, família, escola e os processos de inclusão são temas da II Etapa do Enaced - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor, família, escola e os processos de inclusão são temas da II Etapa do Enaced

 

Promotora Regional de Educação de Santa Maria, Rosangela Corrêa da Rosa, realiza abertura da II Etapa do Enaced com o tema: “Os processos de inclusão na escola, a participação da família e da rede de apoio à escola”.

O XVII Encontro Nacional de Educação (Enaced) e Ciclo de Estudos da Pedagogia da UNIJUÍ teve início na noite de ontem, segunda-feira (18), no Auditório Central do Câmpus Santa Rosa. A abertura contou com a presença de acadêmicos, pais, professores e pesquisadores.

O evento promoverá até sexta-feira (22) palestras, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências sobre o tema: Professor, família, escola e os processos de inclusão.

A programação iniciou com a palestra, “Os processos de inclusão na escola, a participação da família e da rede de apoio à escola”, ministrada pela Promotora Regional de Educação de Santa Maria, Rosangela Corrêa da Rosa.

De acordo com a Coordenadora do curso de Pedagogia e organizadora do Enaced, professora Hedi Maria Luft, o evento entende a inclusão como um processo de humanização. “Na educação faltam subsídios para dar conta da complexidade que é a inclusão dos alunos na escola e também como construir estes processos de incluir a todos na família e na sociedade”.

 

O objetivo do Enaced é compreender as implicações e inquietações da educação na família e na escola para aprofundar os conhecimentos sobre as relações, a identidade e a responsabilidade da atuação profissional, oportunizando uma reflexão sobre os desafios mais recentes da docência.

A programação do encontro segue hoje, dia 19, com a palestra, “A diversidade humana: família e escola”, com a palestrante Lilian Mary Martins Zieger da FAPI/Faculdade de Pinhais. Na quarta-feira, dia 20, a palestra “Os processos pedagógicos da inclusão na escola e na família” será ministrada, pela palestrante Viviana Gimenez (UNLAM/UNTREF). Já para o dia 21 de agosto, acontecerá sessão de lançamento de livros, com a presença dos respectivos autores e confraternização, assim como, comunicações de pesquisas e relatos de experiências. Para o último dia de evento, 22 de agosto, está programada a palestra “Família e escola: aproximações necessárias”, com a palestrante Lislei Preuss, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A organização do evento é do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ, com apoio da 17ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Rosa, Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Santa Rosa, 10º Núcleo do Sindicato dos Professores do Estado do RS e Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul SINPRO/RS.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.