Grupo de Teatro da UNIJUÍ apresenta peça na Semana Acadêmica da Pedagogia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Grupo de Teatro da UNIJUÍ apresenta peça na Semana Acadêmica da Pedagogia

 

“O Casamento Suspeitoso”, mais recente espetáculo do grupo é uma adaptação da obra de Ariano Suassuna.

O Grupo de Teatro da UNIJUÍ fez uma apresentação durante a Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, na noite desta terça-feira, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí. O grupo apresentou seu mais recente espetáculo: “O Casamento Suspeitoso”.

Recentemente a peça recebeu prêmios no “XV Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena”, realizado na cidade de Rosário do Sul, de 15 a 17 de agosto. Venceu nas categorias de Melhor Cenário e Melhor Ator Coadjuvante, com Diego Verri.

A Semana Acadêmica de Pedagogia iniciou nesta segunda-feira e ocorre até a próxima sexta-feira, dia 03. O evento engloba o "Encontro de Vivências – Oficinas Poéticas na Educação Infantil", "Encontro de Vivencias – Oficina poéticas anos iniciais do ensino fundamental", "Painel: Aprendizagem por projetos como proposta de (re) organização metodológica e epistemológica do currículo escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental" e para finalizar, "Pedagogia vai ao cinema".

A peça

“O Casamento Suspeitoso” acontece numa vila do interior gaúcho, onde os moradores recebem a visita de uma família da capital, Lúcia, sua mãe Susana e o amante Roberto Flavio. Eles querem que Lúcia se case logo com Geraldo, rico estancieiro, filho de Dona Guida, com o objetivo de ficar com todo o dinheiro da família. Porém Cancão, funcionário da estância e seu inseparável amigo Gaspar, utilizam toda esperteza para impedir que este casamento aconteça.

A peça é do autor pernambucano Ariano Suassuna, o mesmo de “O Auto da Compadecida”. O enredo acontece originalmente no nordeste brasileiro, mas foi adaptado para o universo gaúcho, com figurinos, cenário, trilha sonora e expressões características.

A adaptação e direção é de Alberto Rodrigues. O elenco é formado por Josier Baiotto, Régis Pereira, Carol Gamste, Mateus Oliveira, Vitor Gollin, Josiane Baiotto, Luisa Jalil, Uliana Zambon, Alan Oliveira, Aildo Antunes e Diego Verri, com sonoplastia de Uilian Gutterres.

O Grupo de Teatro da UNIJUÍ

O Grupo de Teatro da UNIJUÍ foi fundado em março de 1998, a partir de oficinas ministradas pelo professor Alberto Rodrigues para alunos de diversos cursos da instituição. Em novembro de 1999, o Grupo estreou o seu primeiro espetáculo “O Alienista”, baseado na obra de Machado de Assis e iniciou uma série de apresentações nos Câmpus da Universidade.

Em 2001, foi realizada a montagem do espetáculo “Os Sete Gatinhos”, de Nelson Rodrigues, sendo apresentado em diversas cidades da região. No ano de 2003, o grupo continuou a pesquisa com autores nacionais e “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, fazendo sucesso por todos os lugares onde foi apresentado.

No ano de 2004 iniciam-se os trabalhos do “Estúdio 2”, sob a direção do acadêmico de Artes Visuais Fábio Novello. No mesmo ano foi produzido o primeiro espetáculo infantil do grupo, “A Sobrinha da Marreca”. Em 2005 foi produzido o espetáculo “Lisístrata e a Greve de Sexo”, uma comédia do grego Aristófanes. Em 2006 foi a vez de outra comédia, “O Inspetor Geral”, do russo Nicolai Gogol. Em 2010 o GTU produziu o infantil “Pedro Malazarte”. E em 2013, “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.