Bolsistas do Pibid Pedagogia promovem o livro e a leitura nas escolas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Bolsistas do Pibid Pedagogia promovem o livro e a leitura nas escolas

 
 

Durante o mês de abril, acadêmicas de Pedagogia que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID participaram de várias atividades que visam à promoção do livro e da leitura de texto literários, envolvendo-se em eventos promovidos pela Escola Estadual Guilherme Clemente Koehler - Polivalente, que realizou a Gincana Literária, bem como as Escolas Anita Garibaldi e Centenário, que promoveram a Semana Literária. 

Participaram dos eventos as acadêmicas Cátia de Andrade Gomes de Ávila, Liliane Letícia Kusiak Liebchen dos Santos, Carla Cimone Corrêa Pereira e Clarice Pires Trindade, Cleusa Morais, Carla Fabiana de Andrade Machado, Tatiele Lenise da Silva, Géssica Aline Hermes, Stéfani da Silva Korb, Patrícia Simara Kerber, Estefani Bruxel Vione e Gabriela Schwinger.

Na Escola Anita Garibaldi foram desenvolvidas as seguintes ações: contação de histórias: Macaquinho, Que Planeta é Esse? Azul e Lido Planeta Terra Nossa Casa, varal de poesias de autores brasileiros, jogos literários e pescaria com textos folclóricos, todas envolvendo as crianças na escuta interativa, na leitura de obras literárias ou textos folclóricos, construção de histórias a partir de textos imagéticos em sequência, com o objetivo de promover a leitura autônoma, a reflexão e o prazer de ler. No dia 13 de abril foram promovidas diferentes atividades para as crianças, com fantasias de personagens, histórias de fantoches, varal de poesias, jogos e pescaria literária, tudo isso contando com apoio da equipe diretiva, professores da escola e funcionários.

Na Escola Centenário, as acadêmicas desenvolveram várias atividades literárias nas salas de aula com o objetivo de oportunizar o contato com o gênero textual poesia, prestando uma homenagem ao escritor Carlos Urbim, que escreveu, dentre tantas obras, Saco de Brinquedos e Bolacha Maria. As acadêmicas enfeitaram sombrinhas com poesias de vários autores infantis, incluindo o homenageado, conversaram sobre o gênero poesia, conheceram um pouco da vida e obra de Carlos Urbim e depois leram várias poesias. Para a professora da Escola Centenário Sílvia Regina Rodrigues Kinetz, supervisora do PIBID do subprojeto de Matemática, a participação das bolsistas contribuiu para a promoção da leitura e para gerar interesse dos alunos pela poesia de modo lúdico e atraente.

Na Escola Guilherme Clemente Koehler foi realizada a Gincana Literária organizada pela escola com a participação das pibidianas. A proposta envolveu estudantes e professores como protagonistas em todos os momentos: organização do QG e provas, apresentações teatrais, danças, desfile das equipes e apresentação do nome, logotipo e o grito da vitória; apresentação da releitura elaborada a partir da literatura escolhida; apresentação do personagem da literatura confeccionado em forma de boneco e apresentação dos painéis produzidos sobre o autor escolhido pela turma. As acadêmicas representaram Divina Albertina, de Christine Davenier e colaboraram na documentação do evento por meio de fotografias e filmagem, cuidando também do áudio e da assistência de palco.

Na avaliação da professora Lídia Inês Allebrandt, coordenadora do PIBID - subprojeto de Pedagogia, as atividades desenvolvidas nas três escolas representam um movimento das escolas de cativar as crianças para a leitura, especialmente do texto literário em seus distintos gêneros de texto. Os projetos proporcionam contato com obras, conhecimento de autores, leitura, reflexão, criatividade, desenvolvimento expressivo e corporal, participação, releituras, recreação e cooperação. Isto porque os eventos concretizaram seus objetivos: aproximar as crianças dos livros, ampliar seu repertório de leitura, despertar o prazer de ouvir e ler histórias e promover o movimento interdisciplinar por meio de ações lúdicas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.