Atividades do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ emocionam alunos da Escola CIEP de Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Atividades do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ emocionam alunos da Escola CIEP de Santa Rosa

 
 

A temática desenvolvida com filhos e pais trouxe a importância do brincar na infância e a valorização da família. 

As acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa promoveram na noite de quarta-feira, dia 18, na Escola Estadual de Educação Básica Professor Joaquim José Felizardo - CIEP em Santa Rosa, o evento “Um grande tesouro: nossa família”. As atividades integram o componente curricular Fundamentos Metodológicos da Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ministrado pela professora Cléia Inês Rigon Dorneles.

Na oportunidade as estudantes realizaram um momento de encontro familiar com o objetivo de proporcionar vivências lúdicas entre pais e filhos, promovendo a integração da família com a escola, através de uma trilha literária.

De acordo com a professora que coordenou as acadêmicas, o projeto desenvolvido envolveu a família através de atividades que levaram a reflexão dos envolvidos. “As crianças acompanhadas de seus pais foram recepcionadas pelas acadêmicas de Pedagogia que organizaram um momento coletivo no ginásio de esporte da escola. Os pais falaram para as crianças que iriam embora e voltariam mais tarde para buscá-las, mas na verdade eles não foram embora, ficaram na sala de vídeo assistindo ao documentário: “Território do Brincar”, com a finalidade de realizar uma reflexão de como seus filhos brincam, do que gostam de brincar, com quem gostam de brincar, quem brinca com eles a importância do brincar na infância. Do outro lado da escola, as crianças procuravam o tesouro do Peter Pan, através de tarefas distribuídas pelo pátio da escola, juntamente com os personagens, Peter Pan, Capitão Gancho, Wendy e Sininho que interagiam com as crianças desafiando-as a realizar as tarefas para descobrir qual era o grande tesouro do Peter Pan”, destaca Cléia.

No final da brincadeira as crianças foram convidadas para se dirigirem até o ginásio e ouvir uma história de olhos fechados, que instigava elas a descobrirem qual seria o tesouro de Peter Pan. “Neste momento os pais entram em silêncio, e ficam próximos de seus filhos, sem eles perceberem. O Peter Pan anuncia as crianças que achou o tesouro e o mesmo está atrás de cada um. As crianças abrem seus olhos e encontram seus pais e emocionadas se abraçam” relata Cléia.

O projeto desenvolvido contemplou 43 crianças e 28 pais, que agradeceram a UNIJUÍ por proporcionar momentos de integração com os seus filhos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.