IX Seminário Internacional de Alfabetização em desenvolvimento no Câmpus Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

IX Seminário Internacional de Alfabetização em desenvolvimento no Câmpus Ijuí

 
 

O IX Seminário Internacional de Alfabetização – Numa relação intercultural foi aberto na noite de ontem, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí, numa promoção do Departamento de Humanidades e Educação e Curso de Pedagogia da Unijuí. 

A programação do seminário se estende até sexta-feira, 11, e congrega outros eventos - o XVII Ciclo de Estudos da Pedagogia e o VII Seminário Institucional do PIBID.

São objetivos dos eventos potencializar e ampliar o debate sobre o tema da alfabetização;  acompanhar os debates atuais articulando universidades e sistemas de ensino num processo permanente de formação; socializar as últimas pesquisas em Educação cujo enfoque trata da educação com crianças e jovens da Educação Infantil, dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos; e debater as dimensões da Educação Básica em que o Curso de Pedagogia na UNIJUÍ vem se ocupando na formação de professores.

Em entrevista à Rádio Unijuí FM, a professora Eulália Marin, uma das coordenadoras, destacou que o evento foi pensado para que a educação se mantenha viva na Universidade. “Temos uma procura um tanto refreada por conta de que as licenciaturas sempre tiveram dificuldades de serem valorizadas não só no país, mas no mundo todo. Mas a gente se mantém, e uma coisa é certa, sempre teremos crianças para apresentar ao mundo”. Eulália Marin destacou ainda a importância das temáticas que estarão em debate ao longo da semana, com a participação de estudantes, docentes e egressos da Pedagogia, salientando que “quanto melhor tivermos condições de atuar nesse processo de alfabetização e letramento, mais segurança este sujeito terá para continuar seus estudos e compreender seu tempo histórico”.

A abertura do seminário contou com a presença do professor Ricardo Manuel das Neves Vieira, do Instituto Politécnico de Leiria /Portugal, que foi conferencista sobre o tema “Alfabetização, histórias de vida, mediações e reconfigurações identitárias”. Nesta terça-feira, o tema será “Os lugares da criança no processo de alfabetização: compreensões e intervenções”, com a palestrante Adriana Dickel, da UPF. Um dos destaques é a apresentação da peça “Marmelada”, com o Grupo Vir a Ser Teatro, dirigido por Juca Batista, que será a atração do Seminário na quinta-feira, dia 10, às 19h20. A comunidade acadêmica também pode prestigiar uma mostra de trabalhos de educação infantil organizada pelo Curso de Pedagogia, no hall da Biblioteca. Confira a programação completa do seminário no Portal.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.