Encontro Nacional de Educação debaterá a Diversidade e o Universalismo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Encontro Nacional de Educação debaterá a Diversidade e o Universalismo

 
 

XIX ENACED acontece nos dias 09, 10, 18, 19 e 20 de maio na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.

O debate do XIX Encontro Nacional de Educação e Ciclos de Estudos da Pedagogia (ENACED) acontecerá na UNIJUÍ em duas etapas. A primeira ocorre nos dias 09, 10, 18, 19 e 20 de maio e a outra no período de 22 a 26/08 no Campus Santa Rosa. Terá como temática central a “Diversidade e o Universalismo”.

O objetivo do encontro é ampliar a compreensão sobre o respeito em relação à diversidade a fim de contribuir na formação de profissionais comprometidos e implicados com a busca por respostas consensuais em relação aos problemas comuns, especialmente, no universo escolar.

Segundo informações de uma das organizadoras do encontro, professora Claudia Maria Seger, “vivemos ainda, muitas situações de conflito, provocados pelas diversidades com as quais nos confrontamos diariamente. Isso nos faz refletir sobre a fragilidade dos princípios do direito e da cidadania para todos”.

A professora Hedi Maria Luft, também organizadora do evento, ressalta ser imprescindível aos profissionais que trabalham nos espaços educativos refletir sobre o universalismo e a diversidade existentes nestes. Cada vez mais, os processos de inclusão desafiam os profissionais a repensarem suas práticas, de modo a tornar o respeito às diferenças uma realidade cotidiana.

Claudia também ressalta que a escola e os espaços educativos ao serem lugares nos quais as históricas desigualdades sociais e culturais são discutidas e entendidas favorecem a construção de práticas de superação das desigualdades. O debate sobre inclusão, diversidade e universalismo na educação começa a ocupar um lugar mais destacado, possibilitando indagações, problematizações, desafios e redirecionamentos das políticas e das práticas realizadas pelos sistemas de ensino, pelas escolas e pelos professores.

Uma das atrações peculiares do evento será a participação especial do Grupo PEABIRU, o grupo fará uma apresentação poético-musical, composto pelos professores Paulo Rudi Schneider, Joaquim Gatto, Paulo Evaldo Fensterseifer e pelos músicos Jair Gonçalves, Gerson Antunes e André Fensterseifer Schmidt.

A programação completa e as inscrições para o XIX ENACED podem ser realizadas no Portal da UNIJUÍ, informações complementares pelo fone 3511-5200, com o técnico administrativo Marcelo Zamin.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.