Editora UNIJUÍ publica livro de professor em Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Editora UNIJUÍ publica livro de professor em Santa Rosa

 
 

“A Educação Escolar em um Mundo Complexo e Multicultural” de Celso José Martinazzo.

A Editora UNIJUÍ publicou neste ano o livro “A Educação Escolar em um Mundo Complexo e Multicultural”, escrito pelo professor do curso de Pedagogia do Campus Santa Rosa, Celso José Martinazzo.

Celso e os demais autores Manuel Gonçalves Barbosa e Óberson Isac Dresch possuem formação filosófica e experiência no campo da educação. Escreveram o livro com o objetivo de incentivar a reflexão sobre algumas das temáticas importantes que dizem respeito aos objetivos, procedimentos e sentidos da educação escolar.

Os textos abordam temáticas interligadas, porém são independência entre si. Chamam a atenção para o aprofundamento dos paradigmas da educação, de como o conhecimento é ministrado, veiculado e construído na escola.

A preocupação dos autores está no fato de que a escola não é uma organização estática. Celso afirma que a escola atua em um contexto complexo e multicultural. “Devemos levar isso em conta ao organizar o processo pedagógico e de ensino-aprendizagem”.

Em tempos de avanço significativo da tecnologia, que disponibiliza uma grande quantidade de informações jamais enfrentada pela escola, é fundamental que ela esteja preparada para acessar, veicular e, sobretudo, produzir conhecimentos pertinentes. “Se a escola não souber se regenerar e superar o modelo tradicional de organizar o processo de ensinar e de aprender, ela irá se tornar cada vez mais obsoleta e ineficaz e em descompasso com o seu tempo”, comenta Celso.

O livro é resultado de estudos de pós-doutorado do professor Celso, realizado na Universidade do Minho, em Braga/Portugal e, para tanto, o professor recebeu apoio financeiro em forma de Bolsa de Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). Por esta razão estão sendo repassados, de forma gratuita, cerca de trezentos exemplares para Instituições de Ensino Superior, Escolas de Ensino Básico, Coordenadorias e Secretarias Municiais de Educação.

O lançamento oficial de “A Educação Escolar em um Mundo Complexo e Multicultural” aconteceu na quinta-feira (14) à noite na Feira do Livro em Santa Rosa. O professor Celso autografou exemplares e trocou ideias com alunos e professores.

 

Usina de Ideias-Agência de Notícias

Estudante do curso de Jornalismo Laura Degliuomini Lanzarin

 

Lançamento da obra na Feira do Livro em Santa Rosa

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.