Conhecimento in loco: alunos da Pedagogia em visita a EFA - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conhecimento in loco: alunos da Pedagogia em visita a EFA

Alunos da Pedagogia de Ijuí visitaram a EFA/Centro de Educação Básica Francisco de Assis, na noite de 17 de maio. O objetivo foi conhecer o projeto educativo da educação infantil, especialmente do trabalho desenvolvido com as turmas de dois e três anos, considerando ser objeto de estudos da disciplina de Infância e Educação Infantil I. A atividade foi coordenada pela professora Rosane Nunes Becker.

As professoras Sonia Janete Falcão e Agnes Aline Huller situaram o contexto do trabalho, destacando os documentos que explicitam as práticas pedagógicas como planejamento anual, o plano de atividades da educação infantil que norteia a elaboração do plano de trabalho, que é entregue as famílias em cada início de ano, e que tem como propósito apresentar as famílias os grandes projetos pensados para dar conta das necessidades e interesses das crianças, nesta idade e, daquilo que é fundamental que seja construído na coletividade com crianças pequenas e adultos. Fizeram circular no grupo seus portfólios e projetos, a observação a cerca da expressão infantil nos trabalhos, nas paredes, nos diferentes registros; a importante interação com as famílias; as orientações e acompanhamento da coordenação pedagógica e os estudos individuais e coletivos.

A turma interagiu com as professoras como forma de saber mais sobre a rotina e a forma como trabalham. Ao final, a convicção de que o trabalho com a infância exige não só o gosto pelas crianças implica compromisso com a educação, estudo e partilha sobre o fazer pedagógico, assim como fundamental, o respeito ao sujeito infantil, pela escuta atenta e a oferta de oportunidades que só a escola pode promover. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.