Curso de Pedagogia da Unijuí se renova e traz componentes inovadores - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Pedagogia da Unijuí se renova e traz componentes inovadores

Contando com uma tradição formativa, o curso de licenciatura em Pedagogia da Unijuí se renova com a Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e traz aspectos inovadores aos estudantes. “O curso de Pedagogia tem alguns diferenciais, como a aproximação com o curso de Letras e, agora, disciplinas inovadoras que vão trabalhar questões relacionadas à tecnologia e à criança, tendências e necessidades que precisam ser estudadas pelo pedagogo”, explicou a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani.

Com duração de cinco anos, o curso de licenciatura em Pedagogia é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa. O curso prepara o estudante para atuação na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na gestão dos processos educativos e no Ensino Médio. Prepara para compreender, organizar e conduzir os processos pedagógicos nas instituições educacionais, de forma que o profissional esteja sempre atento às diferentes posições subjetivas de uma criança, de um adolescente e de um adulto.

O currículo conta com diferentes situações de aprendizagens, entre elas, seminários, eventos comunitários e ciclos de estudos. São diferenciais da Graduação Mais componentes como Formação Pessoal e Profissional e também os Projetos Integradores, que desafiam os estudantes a propor soluções para problemas reais, encaminhados pela comunidade. “Por meio dos Projetos Integradores, os estudantes se aproximam da comunidade desde o primeiro semestre”, lembra a professora.

O curso possui dois laboratórios para a prática profissional: o Laboratório de Pedagogia e a Brinquedoteca. Projetos de extensão e estágios também são destaques - um deles é o Projeto de Extensão Programa de Formação Continuada de Professores, que atende instituições das redes municipal e estadual dos municípios da região; outro é o Projeto de Extensão Traças Digitais, que realiza a produção de audiolivros para a formação de leitores, professores e comunidade.

O curso também conta com o Núcleo de Formação de Professores, cujas disciplinas que o estruturam são distribuídas entre os diferentes âmbitos de formação, propostos nas respectivas Diretrizes Curriculares, incluindo disciplinas de Formação Geral e Humanista, Formação Geral do Professor, Formação nas Áreas de Conhecimento e aquelas da Formação Específica.

Para saber mais sobre o curso de Pedagogia, acesse este link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.