Espetáculo “Sanatorium” abre Semana Acadêmica de Psicologia na UNIJUÍ Campus Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Espetáculo “Sanatorium” abre Semana Acadêmica de Psicologia na UNIJUÍ Campus Santa Rosa

                  

A Semana Acadêmica de Psicologia da UNIJUÍ teve início na noite de segunda-feira, 27, e estará ocorrendo durante toda a semana no Campus Santa Rosa. A temática desta edição retrata “A escuta do sujeito nos diferentes cenários da Psicologia”.

A abertura do evento teve como programação o espetáculo “Sanatorium”, apresentado pelo grupo de teatro “A turma do Dionísio”. O espetáculo é inspirado em três contos de Bruno Schulz e tem como elemento central a interpretação. A peça mostra um aposentado que tem uma atitude inesperada para enfrentar a solidão. Em seguida, um filho visita seu pai que está internado em um sanatório. Ali, ao invés de tratamento de saúde, algumas pessoas podem retornar à convivência humana. Por fim, um velho solitário dialoga com sua imagem no espelho. A encenação, interpretada por Jerson Fontana, mescla humor, lirismo e dramaticidade numa linguagem gestual e corporal intensa que dá vida a personagens de um dos mais consagrados escritores europeus do século XX

De acordo com a Coordenadora do curso de Psicologia, professora Simoni Antunes Fernandes, a programação da Semana Acadêmica contempla as quatro ênfases que o curso trabalha na Unijuí. “Nossa Semana Acadêmica abre com o espetáculo Sanatorium, discutindo questões relacionadas à psicologia social. Nos demais dias, vamos ter uma proposta um pouco diferente, sendo trabalhadas rodas de conversa, ou seja, professores e egressos do curso foram convidados e estarão compartilhando suas experiências profissionais, por meio de relatos, em diferentes ênfases”, destaca Simoni.

Programação

No dia 28, terça-feira, ocorrem relatos de experiências acerca da Psicologia Organizacional e do Trabalho, por meio das temáticas “O RH e o trabalho do Psicólogo” e “O sofrimento psíquico no trabalho”. Na quarta-feira, 29, os relatos serão sobre a experiência acerca da Psicologia Clínica, com rodas de conversas que envolvem os temas: “A escuta na clínica com bebês e crianças” e “As toxicomanias”. Na mesma noite, também acontece o lançamento do livro “Falas da Clínica”, com a professora organizadora Kênia Freire.

A programação segue na quinta-feira, 30, com relatos de experiências acerca da Psicologia e Processos Educacionais, com as temáticas: “Os processos de inclusão” e “A escuta na escola”. E no último dia de evento, dia 31, será realizada uma confraternização com todos os envolvidos.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.