Abertura da Semana Acadêmica de Psicologia abre questionamentos sobre o acolhimento dos bebês - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Abertura da Semana Acadêmica de Psicologia abre questionamentos sobre o acolhimento dos bebês

A Semana Acadêmica do curso de Psicologia teve abertura das atividades na noite de segunda-feira, dia 26, no campus Santa Rosa, com a presença da egressa do curso e psicóloga Fabiane Angelita Steinmetz, que abordou a temática "A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil" e a experiência no VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, em Paris na França. Fabiane destacou a importância do lugar dos profissionais que acolhem os bebês na educação infantil. “O lugar dos profissionais é de maternagem, aconchego e subjetivação, visto que os bebês passam parte significativa do dia com eles. É importante que possamos olhar para esses profissionais com o valor que lhes cabe, enfatizando sua importância na vida dos bebês. Que eles possam ter orgulho legítimo de participar da constituição psíquica dos bebês”, afirma a psicóloga.

A profissional também relatou sobre a sua experiência no VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, em Paris na França, oportunidade na qual apresentou o trabalho, “A função do cuidador no processo de subjetivação dos bebês que frequentam escolas de educação infantil". O estudo consistiu em uma parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora, exposto em formato de pôster. “A Universidade abre a porta na medida em que o acadêmico compromete-se com o percurso, investindo subjetivamente em sua formação”, enfatiza Fabiane.

A programação da Semana Acadêmica segue até sexta-feira. A noite de hoje contemplará a atividade “Falas na clínica”. No dia 28, quarta-feira, “A escuta do Estrangeiro”, com os psicólogos Carolina B. Gross e Cláudio Joner e a “Exclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade”, com as palestrantes Flavia Flach, Daiane e Leticia Cella. Na quinta-feira, dia 29, “Diálogos em Psicologia Escolar e Educacional: O papel do Psicólogo na Escola”, com as profissionais Bruna Altman, Camila Heck e Mara Nowaczyk e “Psicologia Organizacional, a visão do trabalho das indústrias ao mundo digital”, ministrada pelos profissionais Janete T. De Aquino Goulart e Daniel Ruwer. E no último dia do evento, sexta-feira, apresentação do Grupo de Teatro do CAPS e I Mostra de Trabalhos de Psicologia.

Menção Honrosa

A Psicóloga Fabiane Angelita Steinmetz recebeu na segunda-feira, dia 26, Menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Santa Rosa pelo reconhecimento do trabalho realizado nas Escolas de Educação Infantil no Município, por meio da contribuição de sua pesquisa. A pesquisadora participou do VI Congresso Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, em Paris na França, e foi vencedora do Prêmio “Marie Claire Busnel” concedido para o melhor trabalho acadêmico, nesse formato, apresentado no Congresso.

Fabiane diz que a menção foi o reconhecimento por levar o nome da cidade e da Unijuí além das fronteiras. “Um momento de abrir caminhos para um novo olhar sobre os bebês e seus cuidadores. O bebê não é aluno, ele é nosso professor, sendo assim, eu retomo a palavra creche, utilizada na França. Em Paris os bebês vão para a creche, fala-se em educação após os três anos, antes disso não há olhar pedagógico, há olhar para a singularidade de cada bebê, respeitando seu tempo e evolução, que não é alçada pelos ponteiros do relógio”, conclui a psicóloga.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.