Curso de Psicologia realiza estágio em Projeto Terapêutico no CAPS II - Unijuí

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Curso de Psicologia realiza estágio em Projeto Terapêutico no CAPS II

Acadêmicos do curso de Psicologia da Unijuí estão realizando estágio em Projeto Terapêutico Singular no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II – Novo Rumo, em Santa Rosa. O serviço possui uma equipe multiprofissional e realiza atendimentos psicossociais individuais e familiares, além de promover atividades em diversos grupos e oficinas terapêuticas.

Devido à pandemia de covid-19, as atividades em grupo tiveram que ser suspensas, intensificando-se o acompanhamento terapêutico, que já era uma atividade desenvolvida pelos profissionais. O CAPS II é responsável pelo atendimento de usuários com transtorno mental grave e/ ou persistente no âmbito do SUS. Experiência que pode ser vivenciada pela acadêmica do 9º semestre, Jaqueline Sirluei Zuk, que participa do projeto desde o mês de abril.

“A proposta, ao desenvolver meu estágio no CAPS II, era de realizar o acompanhamento terapêutico. Assim, participo do projeto juntamente com outros estagiários, onde somos supervisionados pela psicóloga Adriane Cristine Oss-Emer Soares Alpe. O acompanhamento terapêutico é uma prática voltada à autonomia do paciente e à (re)inserção social que desenvolve-se fora de locais tradicionais como consultórios, acontecendo assim nos locais do cotidiano daquele que é acompanhado. O profissional se desloca para encontrar o paciente, podendo ser na casa, entre outros ambientes, possibilitando o estar e fazer junto, o falar, o escutar e o compartilhamento de experiências”, destaca Jaqueline.

O acompanhamento terapêutico pode ter tarefas específicas, mas o profissional pode,  juntamente com o usuário, criá-las, possibilitando formas de se relacionar com espaço e outras pessoas, experimentando e expandindo além do seu cotidiano. Os atendimentos são realizados em conjunto com outros profissionais, de diferentes áreas que fazem parte da equipe multidisciplinar do CAPS ou da Rede Psicossocial (RAPS), criando assim uma rede de suporte para este usuário.

Para Jaqueline, a sua participação como bolsista neste projeto irá proporcionar o desenvolvimento ético.  “Vivenciando essas experiências durante a graduação, consigo adquirir uma visão crítica e politizada referente aos desafios que temos em uma clínica ampliada e também a reinserção psicossocial. O acompanhamento terapêutico revela e oferece caminhos para a saúde, que antes passavam despercebidos, construindo um recurso fundamental para a promoção de saúde. Essa prática abrirá caminhos para ser pensado o fazer clínico fora do tradicional, sendo vista a clínica com um outro entendimento, proporcionando um aprendizado rico que amplia horizontes e agrega, assim, à minha experiência e ao meu conhecimento”, finalizou a estagiária.  

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


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