Curso de Psicologia oferece currículo voltado às novas demandas da área - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Psicologia oferece currículo voltado às novas demandas da área

Ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, o curso de Psicologia da Unijuí prepara o estudante para intervir no campo da saúde mental, tanto clinicamente quanto em aspectos que envolvem questões organizacionais, de saúde mental no trabalho, processos educacionais e sociais, a fim de que possa desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde.

Desde o primeiro semestre, o acadêmico tem contato com diferentes trabalhos que um psicólogo pode desenvolver. Com a Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade, os estudantes têm acesso a um currículo por competências e módulos, disciplina de Formação Pessoal e Profissional e Projetos Integradores. 

“Essa nova proposta, voltada para as habilidades, atende à demanda deste novo contexto em que vivemos. Estamos sempre conectados com novos desafios profissionais, impostos pelas demandas da comunidade. Construímos uma proposta curricular a partir de módulos com temáticas que refletem essas demandas e que possibilitam a construção de propostas a problemas desencadeados por processos sociais e psíquicos, que se atravessam na área de psicologia”, explicou a coordenadora do curso no Campus Santa Rosa, professora Simoni Antunes Fernandes. 

Com cinco anos de duração, o curso se renova, mas mantém a mesma qualidade, conforme observa a coordenadora no Campus Ijuí, professora Sonia Aparecida da Costa Fengler. “O curso mantém a qualidade que sempre teve, mas apresenta a diferença de poder trazer para os estudantes essa organização em módulos, a apresentação de novas áreas que estão no mercado”, destacou a docente, lembrando que o estudante tem a possibilidade de realizar toda a graduação à noite, somente com estágios durante o dia.

Na Unijuí, o estudante de Psicologia tem a possibilidade de viver experiências profissionais na Clínica Escola de Psicologia, atuando em atendimentos psicoterapêuticos, acolhendo diversas questões de sofrimento psicológico em crianças, adolescentes e adultos. Na área de saúde mental, pode realizar práticas de elaboração de psicodiagnóstico, acompanhamento terapêutico, construção de grupos de apoio e vivências nos Centros de Atenção Psicossocial e na Atenção Básica; e ainda pode ter contato com práticas na área da psicologia organizacional e do trabalho, estudando e atuando diretamente nas empresas da região, em trabalhos de rotina de recursos humanos e de saúde do trabalhador.

O acadêmico também encontrará, na área da psicologia educacional, o contato direto com os principais temas de trabalho do psicólogo nesse contexto, como relações entre professor e aluno, dificuldades de aprendizagem e bullying.

Para além da Clínica Escola de Psicologia, o curso também conta com Centros de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia e Processos Educacionais, da Infância e Adolescência e de Avaliação Psicológica, nos quais os estudantes desenvolvem as habilidades requeridas para o exercício da profissão. Além disso, há espaços de iniciação científica, em projetos de pesquisa e extensão, grupos de estudos e monitoria.

Para saber mais sobre o curso de Psicologia da Unijuí, acesse este link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.