COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Clínica de Psicologia permite formação prática desde o início do curso aos acadêmicos da Unijuí

Com mais de 380 atendimentos realizados por mês e consolidado como um espaço de aprendizagem e experiências, a Clínica de Psicologia da Unijuí possibilita auxílio psicológico de qualidade à comunidade regional. As consultas são realizadas por acadêmicos do curso de Psicologia, supervisionados pelos seus professores. 

A Clínica de Psicologia possui atendimento nos campi de Ijuí e Santa Rosa e os agendamentos das consultas podem ser feitos por meio de procura individualizada de cada paciente, ou ainda por meio de encaminhamento médico, Unidades Básicas de Saúde, escolas, Conselho Tutelar, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e outras organizações destinadas à inclusão social. 

Na Clínica não há taxa fixa e sim um pagamento simbólico. Esses valores são decididos em comum acordo entre o paciente e o terapeuta que está atendendo. Além disso, alguns atendimentos são pagos pelo convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Cisa).

A coordenadora da Clínica de Psicologia da Unijuí, professora Elisiane Schonardie, explica que os casos recebidos são variados e que a procura vem aumentando significativamente. “Trabalhamos com pessoas que sofrem dificuldades psíquicas, não importando quais. Contudo, em função da pandemia, houve aumento na procura por atendimentos aos pacientes diagnosticados com ansiedade e/ou depressão”, salienta.

Ainda na formação, os acadêmicos de Psicologia da Unijuí encaram os desafios do mercado de trabalho de forma real, contando com todo suporte de um quadro docente altamente qualificado, preparado para auxiliá-los em todo processo. "Os casos que são atendidos pelos estagiários são supervisionados por um professor supervisor, com experiência profissional na área. A supervisão é feita de modo individual, caso a caso e semanalmente entre docentes e estudantes”, explica Elisiane.

Complementando o seu aprendizado, os acadêmicos passam por atividades formativas como, por exemplo, seminários clínicos, grupos de estudos e participação em comissões de pesquisa. “São atividades que acompanham todo o percurso de estágio clínico. A Clínica também realiza atendimentos, através de seus estagiários, junto ao CER III - Unir, Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual da Unijuí”, finaliza a coordenadora.

Em Ijuí, a Clínica de Psicologia da Unijuí está localizada na Rua São Francisco, bairro São Geraldo, ao lado da Sede Acadêmica da Unijuí. No município de Santa Rosa, a Clínica está situada junto ao campus, na ERS 344 - KM 39, bairro Timbaúva. Os atendimentos podem ser marcados presencialmente ou pelo telefone 55 3332-0227.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!