Professora da UNIJUÍ participa de Conferência em Estocolmo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professora da UNIJUÍ participa de Conferência em Estocolmo

 

A professora do curso de Serviço Social da UNIJUÍ, Lislei Teresinha Preuss, participou e apresentou trabalho na Conferência Mundial de Serviço Social, em Estocolmo, na Suécia.

O trabalho apresentado deriva de um recorte da tese de doutoramento realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS. A apresentação foi oral. O evento foi realizado no mês passado.

As plenárias e os simpósios abordaram temáticas atuais que perpassam o universo profissional: políticas sociais, terceiro setor, direitos humanos e igualdade/equidade social, transformação social global e ação social, o direito à saúde e igualdade/equidade social, perspectivas sobre crianças em risco, envelhecimento ativo, mudanças ambientais e desenvolvimento social sustentável. “Destaco a relevância das discussões voltadas à proteção social e ao projeto de Estado de Bem-Estar social na atualidade, o impacto da globalização, as características atuais do mercado laboral (flexibilização, informalidade, dificuldade de acesso e o desmantelamento da proteção social). Tais questões têm repercussões para o trabalhador social (assistente social). Discutiram-se as possibilidades e desafios à profissão neste cenário”, conta Lislei.

Participaram da conferência pesquisadores de diferentes países, compartilhando suas experiências, suas produções e estudos, possibilitando, uma maior aproximação e reflexões acerca do objeto de intervenção e o exercício profissional. Aproximadamente 2400 pessoas - profissionais/ trabalhadores sociais, pesquisadores e estudantes, oriundos de 110 países que discutiram sobre o desenvolvimento social, temática da Conferência. Do Brasil, participaram 190 pessoas. “Esta diversidade possibilitou uma convivência e interação entre diferentes culturas, o conhecimento acerca das manifestações da questão social, que é objeto de intervenção profissional, e o exercício profissional”, ressalta.

A professora contou com auxílio financeiro da CAPES para participação do evento, através do Programa de Apoio a Eventos no Exterior – PAEX.

 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.