Pesquisa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa

Pesquisa do Serviço Social investiga a Adoção Internacional

A adoção internacional como alternativa para inserção de crianças e adolescentes em família substituta e o papel do assistente social neste processo foi o tema escolhido pela acadêmica Natália Sebastiany, do Curso de Serviço Social da UNIJUÍ, para seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Para a realização do trabalho, intitulado “Adoção Internacional e Serviço Social”, Natália fez um resgate histórico do instituto da adoção, assim como de seus procedimentos legais, trabalhando a dialética do perfil de preferência pelos adotantes brasileiros e a realidade encontrada nas instituições de acolhimento, assim como as mudanças advindas das novas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) referentes à adoção.

O trabalho de pesquisa também buscou compreender o trabalho desenvolvido pelo profissional Assistente Social, considerando seu papel, competências, instrumentos e desafios com relação à Adoção Internacional, vista como uma alternativa para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Durante sua pesquisa, Natália se deparou com a limitação de publicações na área, razão pela qual ela acredita que seu trabalho deverá contribuir para proporcionar o debate sobre o assunto. “Pretendo estimular a discussão sobre o tema, chamando a atenção dos profissionais da área para essa possibilidade de garantia de direitos e para expandir os horizontes da categoria para uma área de atuação que vai além das fronteiras brasileiras e requer capacitação profissional”, salienta.

Segundo Natália, o processo de adoção internacional é extremamente rigoroso, e exige uma grande interação do profissional da área de Serviço Social. “O assistente social se envolve em todo processo, elabora um estudo social que, somado aos documentos, constitui um dossiê”. As famílias aptas à adoção passam por um curso de qualificação e precisam vir ao Brasil e aqui permanecer por um mês, para convivência com a criança a ser adotada. Passado esse período, já é finalizado o processo de adoção com base nos pareceres dos técnicos do serviço social e psicologia.



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.