Design promove palestra sobre Movimento Maker, Fab Labs e Impressão 3D - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Design promove palestra sobre Movimento Maker, Fab Labs e Impressão 3D

 
 

O Curso de Design da Unijuí promoveu na noite de quinta-feira, 19, uma palestra sobre Movimento Maker, Fab Labs e o Processo de Impressão 3D, com integrantes da Usina Fab Lab, empresa de Porto Alegre.

Eduardo Presser de Souza, designer, e Waldo Costa, arquiteto, falaram sobre o Fab Lab, laboratório de fabricação digital vinculado à rede mundial Fab Lab, iniciada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A palestra integrou a programação da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEeng/Unijuí).

Segundo Eduardo, o Movimento maker é o movimento atual das pessoas fazerem suas próprias coisas – móveis, automatizar sua casa, produzir uma peça para arrumar o carro. “Ao invés de você ir até a indústria ou no comércio buscar uma peça, você mesmo produz”. Já Waldo Costa acrescentou que é o início de uma nova revolução industrial, ou seja, uma distribuição dos meios de produção. “Antigamente se tinha uma ideia e para implementar ela era necessário o processo de patentear, fabricar e distribuir. Hoje você tem uma ideia, projeta, prototipa e com essas máquinas mais baratas faz”.

Dentro dos modelos de Fab Lab pertencentes à rede mundial, a empresa Usina Fab Lab é um laboratório profissional aberto ao público, onde estudantes, profissionais, inventores, makers, hackers, empresas, curiosos, artistas e especialistas podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar equipamentos para tornar realidade seus projetos, sempre respeitando o Fab Charter. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.