Estudantes de Design desenvolvem projeto de revitalização de praça em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Design desenvolvem projeto de revitalização de praça em Ijuí

            

Com o objetivo de realizar intervenção na comunidade, buscando a resolução de problemáticas reais, estudantes do curso de Design da Unijuí, na disciplina Projeto Integrado II, desenvolveram um projeto de revitalização da Praça do Bairro São José, em Ijuí. O trabalho prevê proporcionar para a comunidade lazer, entretenimento, descanso e segurança, com a melhoria ou efetivação de bancos, mesas, bebedouro, iluminação, lixeiras, paisagismo, pavimentação, pista de skate e o espaço recreativo para as crianças. 

Segundo a professora Fabiane Grossmann, orientadora das atividades da disciplina, a proposta surgiu no início do semestre, sendo ainda mais relevante por se tratar de uma praça junto a uma escola do município e pela comunidade que mora no entorno deste local. "Tanto a mediação para a seleção do tema do projeto quanto à mobilização da comunidade para a apresentação, contou com a atuação decisiva da professora Sandra Bado, da nossa Vice-Reitoria de Graduação", relata. 

Na metodologia de trabalho a turma foi dividida em equipes, contou com um gestor geral do Projeto e coordenadores de subprojetos, na proposta de trabalhar, de forma integrada, vários temas e soluções na área do Design. “Os alunos colocaram em prática todo o conhecimento desenvolvido ao longo do curso, também precisaram pensar uma metodologia, um processo, cronograma, enfim, uma organização das tarefas e formas de se realizar uma prestação de contas ao longo do processo”, enfatiza. Em razão da pandemia, diversos outros desafios foram colocados aos estudantes, que tiveram de se adaptar e realizar as atividades de forma online. A professora avalia o processo: “o resultado geral foi muito positivo. E, o grande desafio foi os estudantes perceberem habilidades e competências que eles precisam desenvolver para atuar futuramente”, complementa.  

Depois de diversas etapas de trabalho, ocorreu também uma apresentação para a comunidade do Bairro São José, a partir do que os grupos pensaram e desenvolveram. No dia 09 de julho, encerrando o primeiro semestre, ocorreu, pelo Google Meet, esta apresentação, com a participação de 15 moradores daquela região da cidade, além da secretária de Planejamento e Regulação Urbana do município, Márcia Elisa Basso Boniatti, da diretora da Escola Ruy Ramos, Nádia Cristina Laurindo Cortes, do presidente da Associação de Moradores do Bairro São José, Ezequiel Oliveira, bem como da Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring. 

Lucas Hansel, estudante do curso que liderou a execução das atividades, observa sobre os desafios sobre trabalhar com a comunidade, em um projeto real e tangível, como sendo um grande diferencial de formação. “Trabalhamos com os coordenadores, com times executando tarefas, muito próximo do cenário real em uma empresa, procurando garantir que as entregas fossem feitas da melhor forma, nos prazos delimitados, por exemplo. Foi muito legal essa vivência, essa experiência, também pela supervisão da professora. Nos permitimos aprender, errar, vivenciar e desenvolver habilidades que muitas vezes só após a formação vamos ter”, complementa.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.