Projeto Integrador dos cursos de Design e Arquitetura foca na revitalização de viadutos em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto Integrador dos cursos de Design e Arquitetura foca na revitalização de viadutos em Ijuí

Imagem retirada do trabalho elaborado por Érica M. Cansi, Luana A. Fernandez e Rafaela L. Kurtz

Acadêmicos dos cursos de Design e Arquitetura da Unijuí produziram, na disciplina “Projeto Integrador: a profissão”, um planejamento que busca revitalizar dois viadutos em Ijuí. Um deles é o viaduto João Cláudio Boniatti, localizado na Rua 14 de Julho, e o outro é o viaduto José Fagundes Mello, situado na Rua 12 de outubro.

O projeto iniciou através de um desafio proposto pela turismóloga Bianca Caneppele. O trabalho é baseado na revitalização dos viadutos, trazendo referências aos contextos histórico e social da cidade. A tarefa dos grupos foi dividida em etapas. A primeira delas foi de estudo histórico da cidade, realizada no Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP). A segunda etapa foi de produção de esboços e a última consistiu em aplicar os conceitos nos novos planos desenvolvidos.

Segundo a professora Diane Meri Weiller Johann, coordenadora do curso de Design na Unijuí, estas atividades, em conjunto com a comunidade, reforçam os conteúdos apresentados em sala de aula. “Unir a prática, teoria e problemas reais é muito importante para o amadurecimento, compreensão das necessidades da população e desenvolvimento do estudante,” comenta.

As acadêmicas Aléxia Sobroza Schneider, Aslye Malheiros, Betina Böehm Peruzatto e Camila Kuchak Rosin buscaram transformar um local deteriorado em algo interessante. “A nossa proposta é trazer mais vida e representatividade aos viadutos. Assim as pessoas que passam por ali podem tirar fotos e celebrar alguns símbolos importantes de Ijuí, todos pensados com cores alegres para deixar a cidade ainda mais bonita,” afirmam as estudantes em seu trabalho.

Alguns dos trabalhos feitos pelos estudantes foram expostos na I Mostra de Projetos Integradores, realizada no dia 13 de julho, de forma online. O evento marcou o fechamento do primeiro semestre de implementação da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.