TCC une o design à valorização de artistas visuais de Ijuí e região - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC une o design à valorização de artistas visuais de Ijuí e região

Naiara Von Groll Patias, recentemente graduada no curso de Design da Unijuí, desde criança manifestava interesse pela área das artes. No seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aproveitou para unir os dois campos, o design e as artes visuais, a partir da proposta “Projeto Editorial: uma revista voltada à valorização de artistas visuais locais”.

A escolha do tema partiu do interesse de utilizar as ferramentas do design, como a ergonomia cognitiva e o design emocional, para contribuir com a valorização dos artistas visuais da cidade de Ijuí e região, considerando que o acesso não democrático e a falta de incentivo à cultura em cidades pequenas distanciam a população do acesso às informações sobre as artes, resultando na desvalorização de diversos artistas”, explicou.

O tema, como completa, também partiu do interesse de aprofundar os conhecimentos na área do design editorial e trazer à tona o papel social do designer, que pode desenvolver projetos com foco na sociedade e fazer parte de ações benéficas que contribuam para parcelas menos favorecidas da população, seja no âmbito social, cultural ou econômico, atuando em áreas onde não há interesse da indústria.

Para desenvolver o TCC, Naiara realizou pesquisas bibliográficas e entrevistas com sete artistas pintores de Ijuí, a fim de coletar informações para produção das matérias da revista. Para o desenvolvimento do material gráfico, utilizou a metodologia projetual de Rodolfo Fuentes.

“Obtive como resultado a revista física e digital chamada InterArte (Interação+Arte), uma iniciativa que tem o intuito de contribuir para a promoção de manifestações artísticas na cidade de Ijuí e região, servindo como um caminho para a inserção do público no mundo das artes, proporcionando uma interação com as obras e trajetórias dos artistas locais. Com um formato estruturado em entrevistas e galeria, a primeira edição da revista InterArte busca proporcionar uma experiência imersiva no hemisfério das artes visuais, com foco na técnica da pintura”, destaca Naiara.

O projeto foi pensado como uma revista de publicação semestral, onde cada edição traria informações sobre uma manifestação artística, assim como um grupo diferente de artistas. “O trabalho finalizou com o desenvolvimento de um protótipo da versão física da revista, necessitando realizar posteriores análises e testes junto ao público leitor, para que se tenha um resultado mais efetivo. Portanto, o projeto ainda não foi implantado, considerando também a necessidade de recursos financeiros para a sua concretização”, completa.

Graduada, Naiara pretende seguir trabalhando com design gráfico e editorial, buscando sempre aprofundar seus conhecimentos na área.  


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.