Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Design (Bacharelado)

Estudantes propõem sistema de sinalização ao Espaço + Inovação Unijuí

Na última quinta-feira, 30 de junho, o curso de Design da Unijuí promoveu a socialização dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto de Sinalização. Por meio do componente, ofertado aos estudantes do 7º semestre, foi proposta a elaboração de um sistema de sinalização para o Espaço + Inovação Unijuí, localizado no antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

“Divididos em oito grupos, os acadêmicos iniciaram o trabalho com o diagnóstico ergonômico, ou seja, com o levantamento do espaço, buscando analisar o que precisaria ser sinalizado e o que já existia de sinalização. A partir daí, eles precisaram pensar em um projeto de forma unificada, levando em consideração as características da identidade visual da Universidade”, explicou a professora responsável pela disciplina, Bárbara Gündel.

De acordo com Bárbara, em todos os projetos de Design busca-se trabalhar com clientes reais. O pedido, neste caso, partiu do coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi. “A partir da apresentação, os trabalhos ficam disponíveis para apreciação. Como forma de valorizar o trabalho dos estudantes, nós buscamos, agora, a implantação deste sistema”, reforçou a professora. A apresentação dos trabalhos ocorreu no próprio Espaço.


6ª edição da Descida Rocket Car foi realizada neste final de semana

Neste sábado, dia 2 de julho, aconteceu a 6ª edição da Descida Rocket Car, atividade promovida pelo curso de Design da Unijuí, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. O evento, que ocorreu na rua Albino Brendler, entre as ruas Dr. Pestana e Barão do Rio Branco, trata-se de uma corrida de carrinhos de rolimã construídos pelos estudantes da disciplina Projeto Metalmecânico, ministrada pelo professor José Paulo Medeiros.

A Descida Rocket Car é um evento anual, realizado pela primeira vez em 2015. Contudo, devido à pandemia, a corrida foi suspensa durante dois anos. O coordenador da atividade, professor José Paulo, explica que o evento é um momento de confraternização do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos ao longo do semestre. “Esse é o momento de trazer as famílias, os amigos, chamar a comunidade para participar e ver o resultado da corrida”, destacou.

A atividade também tem como objetivo colocar em prática o que os estudantes aprendem na parte teórica do curso, aplicando os conceitos na construção do carrinho. “Eles estudam ergonomia, sustentabilidade, metodologia de projeto, materiais, processos… E então desenvolvem os carrinhos dentro dos nossos laboratórios, com apoio também da família”, relatou o professor.

As quatro primeiras edições da Descida ocorreram no campus de Ijuí da Unijuí. Em virtude da popularização do evento, em 2019 ele passou a ser realizado na Rua Albino Brendler. A escolha da temática do carrinho de rolimã é livre. Neste ano, vários acadêmicos se inspiraram em séries e filmes, sendo que o público presente pôde eleger a melhor temática ao final da corrida. 

Além de professores, familiares e amigos dos estudantes, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Noel Torquato, também esteve presente no evento deste sábado e avaliou a parceria entre a Unijuí e a Secretaria. “Sempre quando tem uma atividade boa, que seja em benefício da comunidade, procuramos apoiar. A Unijuí é uma entidade que está fazendo uma bela parceria com a gente, não só na área do esporte. Então só temos a agradecer por ter a Universidade no nosso município”, ressaltou. 


Estudante explora o uso de arquétipos na construção de marca e terá projeto implantado por empresa

Desde o início do curso de Design na Unijuí, realizado com ênfase em Design Gráfico, a acadêmica Ane Brasil do Prado teve interesse pela área de identidade visual. Ao longo da graduação, conheceu outros temas, ligados à psicologia e ao marketing, como os arquétipos, e percebeu que, durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), poderia mesclar uma área de interesse com um assunto que lhe renderia um diferencial. Foi assim que nasceu a monografia O uso de arquétipos na construção de marcas: estudo de caso da hamburgueria Grandchef”.

O arquétipo de marca refere-se a um conjunto de padrões responsável por criar traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização. A partir de 12 tipos, é possível categorizar grandes marcas e entender como elas se posicionam em relação a si e ao mercado em que estão.

“Além da pesquisa bibliográfica, realizei entrevista - e no Design chamamos esta etapa de briefing, com os proprietários da empresa e também um questionário com os consumidores, a fim de levantar informações. Depois, realizei um comparativo das características de marca que os proprietários pretendiam transparecer e as características percebidas pelos consumidores, para então definir qual seria a estratégia adotada”, explicou a estudante, que pôde, durante o TCC, realizar um trabalho mais aprofundado sobre como as pessoas se conectam às marcas. 

“Por ser uma empresa que ainda não tinha identidade definida, foi possível participar de toda a construção da identidade de marca, partindo da definição do arquétipo, identidade visual, até experiências sensoriais (brandsense). Com isso, a empresa poderá se comunicar de maneira mais eficiente com seus consumidores, resultando em um relacionamento duradouro e, por fim, num maior faturamento. O projeto foi aprovado pelos proprietários e começará a ser implantado”, adiantou a estudante, que prepara-se para a formatura no final do mês de março.

Formada, Ane pretende seguir trabalhando na área de identidade visual e, sempre que possível, tentará aliar outros assuntos relacionados ao design em seus projetos.




Estudantes de Design apresentam nova proposta de identidade visual e fachada para 36ª CRE

O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Unijuí, apresentou aos estudantes do curso de Design, a oportunidade de realizar uma atividade extremamente prática neste semestre. No início deste semestre, eles receberam uma demanda da 36º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que busca ideias de melhorias na estrutura física. Divididos em grupos, acadêmicos do 7º semestre, da disciplina de Ateliê de Design,chegaram a quatro propostas diferentes. 

A coordenadora do curso de Design da Unijuí, Diane Johann, explica que os estudantes realizaram uma visita ao espaço físico, antes de iniciar o trabalho, pois o prédio que abriga a 36ª CRE possui traços mais antigos, do período do modernismo. “A demanda solicitada foi uma sugestão de pintura e indicação de cores para o prédio, mas percebemos que poderíamos ir além. Os estudantes sugeriram projetos de reforma para a fachada e também uma marca, para a Coordenadoria. Uma atividade ampla e importante aos nossos acadêmicos, que além do projeto da marca e da fachada (que incluiu pintura, acessibilidade, iluminação, entre outros), tiveram a vivência e o conhecimento sobre as atividades relacionadas à educação”, explica a professora.

A apresentação foi acompanhada por representantes da entidade e,agora, a 36ª CRE está em processo de avaliação das propostas, cabendo utilizar uma proposta na íntegra, ou ainda, combinar soluções entre os projetos.


Nova edição do Design Fashion Day é realizada no Salão de Atos

Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, aconteceu junto ao Salão de Atos da Unijuí a 6ª edição do Design Fashion Day. O evento marcou o encerramento de três disciplinas do sexto módulo do curso de Design: Produção Fotográfica para Marcas, Projeto de Vestuário e Acessórios e Projeto Editorial.

O evento contou inicialmente com uma palestra sobre “Experiência com estamparia”, a cargo de Renata Valandros Alves. Após, foi realizado um desfile com as coleções temáticas criadas pelos estudantes na disciplina de Projeto de Vestuário e Acessórios. Também foi apresentado um catálogo elaborado na disciplina de Projeto Editorial, que contém fotografias feitas pelos acadêmicos de Design e Publicidade e Propaganda na disciplina de Produção Fotográfica para Marcas.

“Todo o trabalho teve início com a produção de fotos, envolvendo o curso de Estética e Cosmética. Foram realizadas maquiagens em vários estudantes e, depois, produzidas fotos para o catálogo da disciplina de Projeto Editorial. Ontem, então, tivemos o desfile, que contou com acadêmicos destes três componentes”, explicou a coordenadora do curso de Design e professora da disciplina de Projeto de Vestuário e Acessórios, Diane Johann. Ela participou do evento ao lado das professoras Barbara Gündel, da disciplina de Projeto Editorial; e Gisele Corrêa Noll, da disciplina de Produção Fotográfica para Marcas.

De acordo com Diane, 18 looks foram confeccionados. A disciplina é uma das mais aguardadas pelos estudantes, exatamente pela possibilidade que eles têm de realizar o desfile. “Os alunos estavam emocionados, nervosos, se preparando nos bastidores. O evento é uma forma não tradicional de se apresentar os trabalhos e, por isso, eles gostam tanto”, reforçou a professora, lembrando que no último ano o evento teve que ser realizado de forma online, restrito apenas ao curso de Design. No próximo ano, uma nova edição será realizada.

*A partir da segunda foto, registros dos acadêmicos de Publicidade e Propaganda


Estudantes e professor de Design apresentam proposta de revitalização do Bosque dos Capuchinhos

Estudantes e professor do curso de Design da Unijuí realizaram, no último mês, a apresentação de uma proposta de revitalização para o Bosque dos Capuchinhos, junto à Câmara Municipal. A iniciativa foi construída por meio da disciplina “Projeto Integrador em Cidades Inteligentes”, sob a coordenação do professor José Paulo Medeiros.

Conforme explica o docente, a disciplina estuda o conceito de Cidades Inteligentes, levanta e avalia as necessidades locais com relação à proposição de intervenções, considerando exemplos de cidades bem-sucedidas. Ela tem, como um de seus objetivos, desafiar os estudantes a desenvolver uma proposta de intervenção, a partir de um estudo de caso, através da aplicação de metodologia projetual específica, considerando todos os aspectos que envolvem o seu planejamento e execução.

Para o Bosque dos Capuchinhos, foi desenvolvido um projeto global de revitalização, visando a aplicação de melhorias para o lazer, segurança e conforto da população, sem esquecer do desenvolvimento turístico do local. 

Essa proposta contou com cinco subprojetos: no primeiro, Espaço Educação Ambiental, foi sugerida a implementação de uma horta comunitária, voltada ao ensino dos Anos Iniciais da Escola São Geraldo. O segundo, Mobiliário Urbano, propôs a construção de um espaço usando como referência os parklets, a fim de contribuir com o lazer das pessoas que frequentam o local. Na terceira iniciativa, os acadêmicos propuseram um Mobiliário Modular, considerando os recursos e mão de obra disponíveis para a execução, com o intuito de promover a integração dos moradores com o bosque. 

No quarto subprojeto, foram feitas duas propostas: primeiro, o incentivo ao ciclismo, com a inclusão de pistas feitas de madeira utilizadas nas trilhas já existentes, evitando o corte de árvores nativas; e ainda um projeto de arvorismo, com espaços pensados para a diversão das crianças nas áreas vazias do parquinho, com casinhas nas árvores e percursos suspensos - se possível, com acessibilidade para cadeirantes.

Fechando os cinco subprojetos, foi sugerida a criação de uma identidade visual para o bosque, com base nas etnias que formam a cultura local.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.