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Estudantes de Engenharia Química apresentam equipamentos desenvolvidos em atividade didática

A noite de quarta-feira, 6, foi especial para os estudantes do sexto semestre do curso de Engenharia Química. Eles foram desafiados na disciplina de OPERAÇÕES UNITÁRIAS 1 a construírem equipamentos utilizados para a separação de sólidos, foco dos estudos da referida disciplina. Além de demonstrar o equipamento em funcionamento, os estudantes deveriam apresentar o memorial de cálculos e descritivo, bem como todos os testes realizados até se chegar no protótipo final.

Os equipamentos indicados pela professora Joice Oliveira foram: ciclone, fluidizador, filtro e centrífuga. A aplicação específica foi definida por cada grupo. O ciclone foi utilizado para separar ar/farinha de chia e linhaça; o fluidizador para secagem de soja; filtro rotativo a vácuo para tratamento de efluente e a centrifuga para separação de leite (gordura/soro).

Os alunos acolheram de forma muito responsável o desafio e cada um dos grupos relatou a experiência da forma como a vivenciou.

“A experiência de construir o ciclone e vê-lo funcionando depois de muito trabalho, compensou cada segundo de nosso esforço. Toda bagagem de conhecimento agregou em muito em nossa formação, pois aprimora nossa criatividade e tomada de decisões frente à desafios, além da aprendizagem na prática, que é fundamental para nosso aperfeiçoamento enquanto acadêmicos.”

“Foi incrível, pois com dedicação, pesquisas e testes podemos relacionar o teórico aprendido em sala de aula com a prática e também perceber a realidade do engenheiro químico no segmento industrial. Como a centrifuga que é muito utilizada em laboratórios químicos e na indústria de alimentos e bebidas, refinarias de petróleo, produção de fármacos, etc.”

“O desafio foi uma oportunidade de abordar a teoria à prática, no qual capacita-nos a pensar e projetar um equipamento desde a seleção de materiais até a sua montagem, adaptando de acordo com a nossa realidade. Sem dúvidas a apresentação do filtro rotativo a vácuo foi um dos diversos momentos que ficarão marcados na nossa vida acadêmica.”

“Montar este protótipo (fluidizador) nos fez pensar em como por em prática o que aprendemos e nos fez buscar soluções para os problemas que encontramos, que serão as nossas principais atribuições como engenheiros.”

Experiências como esta qualificam a caminhada acadêmica e instigam os estudantes a desenvolver as suas habilidades pessoais e profissionais. 


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