Engenharia Química Unijuí: união da teoria com a prática desde o início da formação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Química Unijuí: união da teoria com a prática desde o início da formação

Com objetivo de preparar profissionais com capacidade crítica e analítica para percepção e resolução de problemas de engenharia, onde aspectos físicos, químicos e físico-químicos são relevantes, tanto em termos de processo quanto de produto, o curso de Engenharia Química da Unijuí se consolida como uma formação de excelência a partir de sua nova proposta curricular. Ofertado na modalidade presencial, no campus Ijuí, a graduação é prevista em 10 módulos distribuídos ao longo de cinco anos, no turno da noite.

Baseada no desenvolvimento de habilidades e competências, os estudantes são instigados, desde seu ingresso, a projetar soluções para problemas reais apresentados pela comunidade. “A nova estrutura curricular proposta prevê a formação do estudante a partir da aprendizagem dos conteúdos básicos e profissionalizantes, onde ele vai assimilando o conhecimento e aplicando de forma prática, por meio da disciplina de Projeto Integrador”, explica o coordenador do curso, professor Eliseu Kotlinski, ressaltando que essa proposta possibilita aos estudantes um contato próximo com acadêmicos de outros cursos como a Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia da Produção.

Um dos grandes diferenciais do curso de Engenharia Química da Unijuí é a oportunidade de aulas práticas em laboratórios qualificados e preparados tecnologicamente para o desenvolvimento de pesquisas na área. Dentre eles destacam-se os laboratórios de: Química Geral; Química Analítica, Físico Química e Inorgânica; Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica; Laboratório de Pesquisa em Química; Laboratório de Simulação Digital; Laboratório de Informática; Laboratório de Eletrotécnica e Laboratório de Engenharia Química.

O profissional graduado em Engenharia Química na Unijuí é preparado para atuar na indústria química e petroquímica em ramos de polímeros, metalmecânico, têxtil, cerâmico, defensivos agrícolas, tintas, óleos essenciais, ambiental, alimentos e farmacêutico. “Sua atuação envolve a concepção, investigação, desenvolvimento e construção de novos equipamentos e suas instalações, otimização e controle de qualidade dos equipamentos, fiscalização da produção e fabricação de produtos, tanto na área da produção como no desenvolvimento de processos químicos destinados à transformação de matérias-primas em produtos com maior valor agregado, quanto no desenvolvimento de processos biotecnológicos” finaliza o coordenador.

Para saber mais sobre o curso de Engenharia Química da Unijuí acesse o link


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.