COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Gestão de Cooperativas - Tecnologia - Presencial (Tecnologia)

UNIJUÍ Campus Santa Rosa forma primeira turma de Gestão de Cooperativas

A Unijuí iniciou sua trajetória de cursos superiores em cooperativismo na década de 1980, qualificando e diferenciando a Instituição com programas de formação cooperativista. O último sábado, dia 28 de julho, ficou marcado na história da Universidade, especialmente para o Campus Santa Rosa, pois ocorreu a formatura da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

A formatura aconteceu no Auditório Central do Campus Santa Rosa e contou com a participação do Presidente da Organização das Cooperativas e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Vergílio Frederico Perius e demais lideranças cooperativistas da região.

A proposta do curso visa a formação de profissionais com visão empreendedora, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar os processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.

De acordo com o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, a Unijuí também é destaque na formação da área do cooperativismo. “Com a formatura da primeira turma, as cooperativas da região que foram parceiras, recebem profissionais aptos e preparados para contribuir com a melhoria da gestão do sistema”, afirma Ariosto.

A Unijuí está organizando um conjunto de ações, com boas perspectivas para a região poder contar com novas possibilidades de formação na área do sistema cooperativista para o ano de 2019.

Crédito da imagem: Lucas Schneider Formaturas


Gestão de Cooperativas promove aula inaugural com especialista em economia

O Curso de Gestão de Cooperativas realizou na noite de quinta-feira, dia 15, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa, aula inaugural com o professor Argemiro Luis Brum. Na oportunidade o especialista em economia internacional debateu sobre, “os mercados e o processo de comercialização no campo de atuação das cooperativas: estrutura de mercado, bolsa de mercadorias, comercialização interna, mercado interno e externo”.

Argemiro destacou em sua apresentação que alguns problemas precisam ser superados, ressaltando a falta de profissionalismo na gestão, capitalização da empresa, falta de integração entre cooperativas e necessidade de elevar o nível de educação cooperativista do associado.

Os estudantes durante o encontro trocaram ideias e puderam tirar suas dúvidas, esclarecendo questões relacionadas aos mercados e processos de comercialização no campo do cooperativismo.

 


Estudante do curso de Gestão de Cooperativas participa de Encontro Brasileiro de Pesquisadores

O IV Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), ocorreu no período de 20 a 22 de novembro, no Auditório da Finatec, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, em Brasília. Na oportunidade o estudante Dionatan Roniel Schröer, do curso de Gestão de Cooperativas da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, teve a oportunidade de participar do evento.

A temática do encontro foi: “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”. O objetivo do encontro foi incentivar estudos que promovam a projeção e a compreensão de cenários e tendências, bem como do tratamento das relações de interdependência e seus efeitos em uma cooperativa. Além de fomentar a reflexão sobre os impactos das decisões e atividades das cooperativas na sociedade e no meio ambiente, considerando o comportamento ético e transparente, e visando o desenvolvimento sustentável.

Para o estudante Dionatan, o evento foi muito bom para aquisição de novos conhecimentos e pensar um pouco diferente em relação ao Cooperativismo, visto que, existem muitas oportunidades de mercado. Na ocasião, o estudante também realizou uma visita a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).


Curso de Gestão de Cooperativas realiza viagem de estudos

 
 

Visita técnica na cooperativa Cooperalfa, em Chapecó, impressiona estudantes. 


Leia mais...

UNIJUÍ promove Seminário Internacional de Administração e Cooperativismo

 
 

A programação do seminário segue na noite de hoje, com o painelista Vergílio Perius, presidente do Sescoop.


Leia mais...

UNIJUÍ promove circuito cooperativo na 21ª Fenasoja

 
 

O circuito contemplou visitas aos estandes de cooperativas e contribuições sobre o cooperativismo. 


Leia mais...