Intercambista do Paraguai conclui especialização em Gestão de Cooperativas na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Intercambista do Paraguai conclui especialização em Gestão de Cooperativas na Unijuí

A intercambista Liliana Martínez de Bilinski, estudante e professora da Universidad Autónoma de Encarnación (Unae), no Paraguai, concluiu o MBA em Gestão de Cooperativas, oferecido pela Unijuí. Nesta semana, a estudante apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Estudio sobre cooperativismo en Paraguay y perspectivas para los jóvens cooperativistas de zonas rurales del Departamento de Itapúa”, orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender e, na banca, o professor doutor Ariosto Sparemberger.

Em sua pesquisa, Liliana tomou como base dados pesquisados com os jovens e também vinculados ao Instituto Nacional do Cooperativismo do Paraguai (Incoop). A estudante destaca que no Paraguai o curso de Gestão de Cooperativas, oferecido pela Unijuí, é algo inovador. O país conta com 883 cooperativas, segundo dados do Incoop.

“As cooperativas têm características diferentes de outras empresas, então, seus dirigentes também precisam ter competências específicas e, para isso, o curso me forneceu muitas ferramentas. Entre as experiências compartilhadas, aprendi que o mais importante é o capital humano na implementação de um plano estratégico. Os laços de cooperação que o intercâmbio me proporcionou são importantes para o desenvolvimento da região transnacional. Hoje, com uma perspectiva mais global, a formação de redes é importante para enfrentarmos juntos as mudanças”, relata Liliana.

Faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unijuí ampliar as relações internacionais. O intercâmbio de Liliana também é uma das iniciativas propostas pela Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional - Red Cidir, que conta com a participação de mais de 20 Instituições de Ensino Superior latino-americanas.

O professor doutor Pedro Luís Büttenbender, além de orientar a pesquisa, também é o coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas da Unijuí e um incentivador da internacionalização. “Os intercâmbios ampliam as práticas de integração regional e os estudos sobre a importância do cooperativismo para a história, atualidade e desenvolvimento futuro. Precisamos todos nos qualificar para ampliar nossas relações internacionais e potencializar as oportunidades, para contribuir mais com o desenvolvimento da região, com a liderança e protagonismo estratégico das Universidades”, afirma o docente.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.