COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

Feira da Economia Solidária recebe propostas para novo layout de exposição

A partir de projetos desenvolvidos por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, serão buscados recursos para viabilizar a efetivação deste novo layout de exposição.

          

Na intenção de qualificar a Feira de Economia Solidária - Feconsol, que é realizada mensalmente no Campus Ijuí, a Incubadora de Economia Solidária, ligada a Agência de Inovação e Tecnologia - Agit da Unijuí, buscou uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, no intuito de solicitar apoio no desenvolvimento de um novo layout de exposição. 

As primeiras reuniões aconteceram no ano passado ainda e a demanda foi aceita pela professora Claudia Legonde, que abraçou o desafio juntamente com sua turma da disciplina Projeto de Mobiliário e Ambiente. A proposta tem por objetivo buscar melhorias e qualificar o ambiente para a realização das feiras, bem como possibilitar aos alunos de graduação a experiência de aprendizagem em projetos. 

Na noite desta quinta-feira, dia 25 de junho, ocorreu uma importante etapa, que foi a apresentação das propostas desenvolvidas pelos estudantes do curso. Após selecionadas as melhores ideias, a Incubadora, junto com a Feconsol, vai trabalhar na captação de recursos para viabilizar a concretização desta ação. Além da professora coordenadora e os alunos envolvidos, participaram da atividade o gerente da Agit, Maiquel Kelm, a técnica da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva e integrantes da Feconsol.

Confira um pouco do que foi apresentado:


Estudantes da Unijuí elaboram projeto de parada de ônibus coletivo com inovação e sustentabilidade

             

Nesta quarta-feira, dia 24, aconteceu a apresentação de propostas do Projeto “Parada de ônibus coletivo com premissas de inovação e sustentabilidade”, com o objetivo de realizar melhorias e qualificar as atuais paradas de ônibus de Ijuí. O projeto foi realizado por meio de parceria entre o Poder Público e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. A apresentação aconteceu durante a aula da disciplina de Espaço Construído e Sustentabilidade, ministrada pela professora Tenile Rieger Piovesan.

A parceria foi proposta pelo vereador Jorge Amaral, que procurou a Unijuí para a elaboração de uma planta básica de arquitetura e engenharia para uma parada de ônibus. A partir desta solicitação, a Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí compartilhou a demanda com os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

Dessa forma, os alunos foram desafiados a idealizar paradas de ônibus modernas, localizadas nos pontos de embarque e desembarque da cidade com grande fluxo de usuários. As paradas contam com proteção da chuva, ventos e mudanças bruscas de temperatura. Segundo a professora Tenile Rieger Piovesan: “Nesta disciplina trabalhamos com princípios de sustentabilidade na arquitetura, por isso busquei incentivar os alunos a utilizarem materiais com eficiência energética, materiais renováveis e com baixa energia incorporada. Além disso, fizemos um link com a disciplina de Conforto Térmico e buscamos aliar conforto com sustentabilidade”.

Segundo Tenile, o principal objetivo desta atividade foi fazer com que os alunos pudessem aprender mais sobre o assunto, colocando em prática os conceitos aprendidos em aula. A atividade também ajudou a exercitar a criatividade dos alunos para a conscientização ambiental, com o propósito de torná-los profissionais diferenciados no mercado de trabalho. “Procuramos atender ao pedido da AGIT, podendo ser prestativos à comunidade Ijuiense”.

O Vice-Reitor Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí; professor Fernando Jaime González, acompanhou as apresentações dos 5 grupos de alunos que dedicaram-se nos projetos, também estiveram presentes o Vereador Jorge Amaral,o Sr. Marcos Saccol, da Medianeira Transportes, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ijuí, o Sr. Antônio Tâmbara, além dos alunos e profissionais convidados. Ao final do evento, o vereador Jorge Amaral, que fez a demanda para a Universidade, elogiou a condução das atividades e os projetos apresentados, e se colocou à disposição para discutir e pensar em conjunto com a Universidade alternativas de viabilizar os projetos.

Segundo o gerente da AGIT, setor ligado a Vice-Reitoria Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Maiquel Kelm, “o projeto foi possível por meio da atuação da AGIT, no Escritório de Relações Universidade Comunidade, que possui a responsabilidade de negociar tecnologias, dar subsídio aos pesquisadores na efetivação de projetos de parceria e fomentar a transferência de tecnologia da Universidade com o setor produtivo, bem como a comunidade. A AGIT vem auxiliando professores, pesquisadores e estudantes, sendo o elo institucional entre os parceiros interessados no conhecimento gerado na Universidade."

Por Giovanni Pasquali, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência Experimental Usina de Ideias.

 


Curso da Unijuí tem palestras sobre conforto e desempenho acústico em edificações

              

Estimular o conforto e o bom desempenho acústico em edificações é tarefa de todo arquiteto e urbanista. Pensando nisso, na noite do dia 15/06/2020, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu um evento online, intitulado “Acústica na Arquitetura – Desempenho e Projeto”. Dividido em três momentos, o evento foi organizado pelo professor Matheus Cargnelutti, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí e responsável pela disciplina de Conforto Ambiental III – Acústica.

Na abertura do evento, o Locutor de Rádio, Hector Gomes, mostrou ao público as instalações da Rádio Educativa Unijuí FM, direto da emissora, percorrendo os estúdios e a redação, e explicando o funcionamento destes espaços e suas percepções no uso do ambiente com tratamento acústico.

Na sequência, Gabriela Meller, engenheira civil, mestre e doutoranda em Engenharia Civil / Acústica, explanou sobre Ensaios Laboratoriais e de Campo no Desempenho Acústico de Edificações. “Acredito que os temas das palestras que foram tratados na noite fomentaram a importância da acústica e o porquê de ela estar na Norma de Desempenho e entre as demais normas que vêm sendo publicadas. Além disso, a metodologia de palestras online - além de proporcionar que as pessoas fiquem em casa, devido a situação atual de pandemia - facilita o acesso ao conhecimento”, disse Gabriela.

Fechando a noite, Willian Magalhães de Lourenço, arquiteto e urbanista, mestre e doutorando em Engenharia Civil / Acústica, palestrou sobre diretrizes projetuais e correlações da acústica arquitetônica. “É um privilégio participar de eventos como este, fomentar as pesquisas, o conhecimento, especialmente no cenário atual que o conforto e o desempenho acústico estão em evidência. Minha motivação é que por meio de diálogos como o que tivemos nesta live, possamos elevar os conhecimentos no que tange a acústica arquitetônica para que os futuros e atuais arquitetos desenvolvam projetos cada vez mais eficientes. Muito obrigado pelo convite de colaboração”, comentou.

Além dos acadêmicos da disciplina de Conforto Ambiental III, também assistiram o evento outros estudantes, arquitetos e professores, como a Dra. Ranny Nascimento, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, pesquisadora no LABAUT (Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética) da FAUUSP e Coordenadora da Regional - São Paulo - da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC).

 


Arquitetas compartilham experiências e inspiram estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí

           

Construir uma carreira profissional requer empenho, dedicação e amor pelo que se faz. Desta forma, o professor Matheus Cargnelutti, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí organizou um evento online, que ocorreu na noite do dia 02/06/2020, com a presença de seis arquitetas, de três escritórios, com diferentes histórias, para inspirar e motivar seus alunos da disciplina de Projeto de Arquitetura II, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. A temática desta disciplina é projetar uma residência unifamiliar, por isso, as arquitetas convidadas foram instruídas a contar as suas trajetórias profissionais desde que se graduaram e também abordarem as suas metodologias adotadas ao elaborarem projetos de arquitetura residencial.

O evento iniciou com a explanação da arquiteta Jéssica Basso Machado, do escritório Síntese Arquitetura, que trabalha individualmente no formato home office, na cidade de Santa Maria. “Foi uma excelente oportunidade para apresentar um pouco da minha experiência acadêmica e profissional. Além da oportunidade de aprender um pouco mais com as outras cinco arquitetas que apresentaram um pouco das suas trajetórias profissionais. Espero ter conseguido levar um pouco do meu conhecimento para acrescentar no desenvolvimento acadêmico/profissional dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí", disse.

No segundo momento do evento foi a vez de ouvir a história das arquitetas Ariana Souto, Bruna Genzler, Daiana Fagundes e Francine Franciscatto, do escritório Tríptica Arquitetura, também de Santa Maria. Além das suas trajetórias individuais, as arquitetas compartilharam informações sobre o funcionamento de um escritório de arquitetura, os desafios enfrentados, a divisão do trabalho em equipe, e ainda, apresentaram os passos utilizados no escritório para o desenvolvimento de projetos de casas.

Na terceira parte do evento ocorreu um bate-papo com a arquiteta Mariane Pimentel, que mora em Portugal e vêm conquistando o seu espaço no mercado europeu. Hoje, com um escritório próprio, Mariane Pimentel Arquiteturas, na Praia de São Pedro de Moel, Leiria, onde mora e falou com os alunos ao vivo de sua casa, com quatro horas a mais no fuso horário. A arquiteta contou os desafios de uma carreira internacional, as curiosidades de se projetar e executar obras residenciais em Portugal, falou sobre os exemplos bons que os portugueses tem passado ao mundo no combate ao novo corona vírus e também relatou as suas expectativas para o mercado de arquitetura pós pandemia. “Com o foco renovado, precaução em evidência e medidas de distanciamento e isolamento prevalecendo, nós profissionais de arquitetura prezamos pelo bem estar e saúde nos espaços de convivência. Estes que estão ganhando mais importância nas nossas vidas e projetos. O setor de arquitetura também sofrerá mudanças, a procura de qualidade e conforto aliam-se, fazendo que nos adaptemos e otimizemos os ambientes. Em tempo de desafios diários, planejamento e criatividade viram necessidade para boas soluções e o sucesso de um projeto.” Comentou Mariane.

O evento teve uma repercussão muito positiva entre os alunos, com vários feedbacks. "O evento com as arquitetas não poderia ter sido melhor, pois através de uma conversa muito descontraída, explanou-se um pouco da vivência pós faculdade de cada uma, orientações de como e por onde começar o próprio negócio, como se dá o atendimento ao cliente, como é o mercado de trabalho no ramo da arquitetura no exterior, além de nos apresentarem projetos residenciais inspiradores." Disse a acadêmica Larissa Nachtigal.


Estudantes de Arquitetura e Design têm oficina com renomado artista de São Paulo

          

A construção de objetos tridimensionais a partir de papel é chamada de Papercraft. A convite do professor Matheus Cargnelutti, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ e organizador do evento, o consagrado artista paulista Tico Volpato realizou a Palestra e Oficina “Do desenho ao Papercraft”, na noite do dia 03/06/2020. O evento totalmente on-line, inicialmente direcionado para as duas turmas da disciplina de Desenho Descritivo, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da UNIJUÍ, dos professores Matheus e José, e posteriormente expandido, incentivando a integração e a troca de conhecimento com outras instituições, reunindo aproximadamente 70 pessoas. Além dos alunos e professores da UNIJUÍ, participaram do evento alunos da disciplina de Geometria Descritiva II do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul, acompanhados pela professora Joani Paulus Covaleski, e direto de João Pessoa, Paraíba, a professora de representação gráfica do Instituto Federal de Pernambuco, Lídia Pereira.

O evento iniciou com uma explanação sobre a técnica, materiais utilizados, aplicações, e apresentação de trabalhos executados pelo artista, que já participou de programas de televisão da Rede Globo e GNT, já participou de várias exposições, campanhas publicitárias, cenografia de grandes eventos como SP Fashion Week, já fez a comunicação visual de um projeto musical do cantor Junior Lima, entre várias outras atuações. Na sequência da palestra, foi desenvolvida uma oficina, onde os participantes desenharam os moldes e construíram um cãozinho em Papercraft, seguindo as instruções do artista. Tico Volpato gentilmente decidiu presentear o melhor trabalho desenvolvido durante a oficina com uma obra sua. Cada participante deveria postar uma foto de seu trabalho finalizado no Instagram e marca-lo. A vencedora foi a acadêmica Rafaella Lima, da UNIJUÍ.

“Tive a oportunidade de assistir a live do Tico Volpato, ao qual quero expressar meu profundo agradecimento, pois abrilhantou de forma espetacular o meu conhecimento, pude observar em suas redes sociais o seu magnífico trabalho e, assim entender o porquê do seu sucesso e competência no parpercraft, é surpreendente que a partir de uma ideia pode-se criar diversas formas. Acredito que proporcionou e despertou a cada um, dentro de si, a motivação e a oportunidade de criar e desenvolver diversas obras de arte através do parpercraft. Obrigado por compartilhar conosco o seu trabalho, é perceptível o quanto sua postura motiva e incentiva a todos. Parabéns por esse profissional extraordinário e dedicado, pois lhe desejo muito mais sucesso na sua vida.” Disse Rafaella, vencedora do concurso e ganhadora de uma obra do artista Tico Volpato.

               


Arquitetura e Urbanismo realizou a 6ª Edição de Aula Magna

           

Abrindo a Semana Acadêmica Integrada da UNIJUÍ, o Curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu a 6ª Edição de sua Aula Magna, organizada pelos professores Matheus Cargnelutti e Tarcisio Dorn de Oliveira. O evento ocorreu pela primeira vez de forma online, na tarde da segunda-feira, dia 08/06/2020, trazendo a palestra “Uma trajetória dedicada à Iluminação na Arquitetura” com Christiane Krum. Christiane é Arquiteta e Urbanista pela UFSM, Mestra em Engenharia Civil – Conforto Ambiental pela UFRGS, Especialista em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG e, recentemente, retornou de Londres, onde concluiu o seu segundo mestrado, específico em Iluminação - Msc Light and Lighting, na The Bartlett / UCL. A profissional é Sócia-fundadora da Ilumine - Conceito em Iluminação e trabalha há 9 anos com iluminação.

Durante a palestra, Chris contou a sua trajetória profissional desde a graduação, seu crescimento como arquiteta e empreendedora, sua atuação na área de iluminação, seus desafios pessoais, e as suas experiências no exterior, em Miami e Londres, sendo que em Londres pode desenvolver o projeto de pesquisa de sua dissertação de mestrado no famoso Estúdio Foster + Partners, do premiado arquiteto Norman Foster. “Uma honra participar da abertura da semana acadêmica da UNIJUÍ. Um evento super bem organizado, divulgado e com uma “plateia” rica de estudantes e profissionais super interessados. Parabéns para todos os envolvidos na organização e sucesso aos futuros arquitetos do curso”, disse Christiane.

O evento foi um sucesso de público para uma segunda-feira à tarde, mais de 100 pessoas acompanharam o evento, além dos alunos da UNIJUÍ e de outras instituições, vários arquitetos participaram da transmissão, como a arquiteta Michelle Flores, de Santa Maria, RS, que já desenvolveu projetos em conjunto com a palestrante e relatou: “É sempre bom aprender e se atualizar, e a Chris está sempre inovando e trazendo novidades na área de iluminação, parabéns! ”  

Quem também esteve presente no evento foi o arquiteto Marcelo John, bastante conhecido na região de Porto Alegre. “A palestra em iluminação da arq. Chris Krum, como Aula Magna do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ 2020, nos presenteou com uma abrangente visão do dinâmico mercado atual – passando pelo escritório, pela área empresarial e acadêmica – nos mostrando como nunca devemos parar de estudar e nos especializar, e quando a gente acredita que já sabe tudo, novas tecnologias e sistemas nos são apresentados”, comentou Marcelo.

Entre os alunos, também houveram muitos elogios ao trabalho desenvolvido pela palestrante. “Uma abordagem que salienta a importância da iluminação no transformar do espaço e de como a luz pode influenciar e intensificar o nosso ciclo circadiano, através dos efeitos que a luz proporciona no ambiente, bem como, no nosso bem-estar”, destacou a formanda em Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ Tatiane Zamin.