Disciplina de Projeto de Arquitetura VI realiza "Caminhada Arquitetônica Noturna" - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Disciplina de Projeto de Arquitetura VI realiza "Caminhada Arquitetônica Noturna"

No mês de agosto estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram a "Caminhada Arquitetônica Noturna", atividade desenvolvida dentro da disciplina de Projeto de Arquitetura VI, tendo como foco discussões em relação ao patrimônio arquitetônico e histórico da área central urbana de Ijuí e entorno. A professora responsável pela disciplina, Bruna Fuzzer de Andrade, salienta que por acontecer a noite, foi possível olhar para a cidade de outro modo, sem a interferência de trânsito e principalmente olhando para as edificações como partes integrantes de um conjunto.

O percurso foi concentrado na Praça da República, área com significativa importância do ponto de vista patrimonial na cidade. Foram feitas paradas em pontos estratégicos como Prefeitura Municipal de Ijuí, Paróquia da Natividade, Igreja Evangélica, entre outras edificações. Nessas paradas ocorreram discussões acerca do estilo arquitetônico das edificações, como elas se comportam no conjunto da quadra e principalmente sobre as intervenções ocorridas nas edificações e na área analisada.

A professora Bruna salienta que é latente a deficiência de educação patrimonial da população em geral bem como dos sujeitos responsáveis por "pensar a cidade". Isso faz com que diversos lugares não sejam devidamente explorados no que diz respeito as suas potencialidades arquitetônicas e históricas. Neste contexto, ações como esta, são ferramentas educativas necessárias para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo reconheçam as potencialidades do espaço urbano e sintam-se como sujeitos integrantes e potenciais transformadores do mesmo.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.