Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza a 4ª Edição da Aula Magna - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza a 4ª Edição da Aula Magna

Aconteceu dia 18 de dezembro de 2018, no Auditório DCEEng, a 4ª edição da Aula Magna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ. O Evento iniciou com a fala do professor Tarcisio Dorn de Oliveira que cumprimentou os presentes observando a importância e relevância da Aula Magna. O professor ainda observou a retrospectiva dos fatos marcantes no Curso no decorrente ano.

A noite contou com a presença da professora de história, Drª Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, que proferiu a palestra - A criança e a cidade: conhecer para pertencer. A palestrante baseou sua fala refletindo acerca do ensino sobre a cidade nos anos iniciais do ensino fundamental, apresentando reflexões sobre o ensino da cidade e a construção do sentimento de pertencimento, elementos esses, que fazem parte da pesquisa de seu Doutorado em Educação nas Ciências.

Cláudia, assim como o escritor italiano Tonucci, acredita que a cidade é um pedaço de mundo ou, querendo, é o ambiente que permite conhecer o mundo. Assim, o espaço escolar, os primeiros anos de escolaridade no ensino fundamental é responsável por apresentar a cidade à criança e é o campo dos estudos sociais que aborda este conteúdo. Embora a cidade seja o lugar em que prevalece a ideia do espaço em que a vida comum ocorre e se produz, ela não deixa de ser um espaço de conflito.

Por fim, deixou a mensagem que os alunos ao conhecerem o lugar em que moram e ao se relacionarem com ele, podem estabelecer vínculos e sentir-se pertencente a ele, afirmando que é na cidade que se vive a vida.

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.