Um encontro poético: estudo e apreciação da obra arquitetônica de Jorge Falkembach - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Um encontro poético: estudo e apreciação da obra arquitetônica de Jorge Falkembach

                 

A professora Maria Regina Johann através da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo IV (ênfase para a arquitetura brasileira) desenvolveu uma aula na presença de algumas das obras arquitetônicas concebidas pelo engenheiro e professor da UNIJUÍ – Jorge Falkembach. Nesta aula os estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo, puderam  apreciar e analisar a estética modernista de Falkembach, bem como, conhecer o acervo pessoal do engenheiro, disponível em seu escritório e, assim, compreender melhor as referências teórico-práticas que, em certa medida, influenciaram a formação  do estilo arquitetônico falkembachiano.

O conhecimento acerca da obra e do estilo de Falkembach foi coroado com a presença do próprio engenheiro e, atualmente psicólogo, que no dia 29 de novembro, agraciou a turma com uma aula na qual apresentou ideias centrais de sua formação e profissão. Nesta ocasião, o professor Jorge discorreu sobre a formação do sujeito enfatizando que “a vida tá na palavra” e ela “se organiza inconscientemente” nos primeiros anos de vida. No desenvolvimento do assunto, ele destacou a importância de um ambiente formativo (família, amigos, escola), algo como “uma sopa amorosa onde podemos descansar no outro” e, a partir dessas ideias, enfatizou a necessidade dos futuros profissionais em Arquitetura e Urbanismo investirem na formação científica, mas, também, na dimensão filosófica, cultural e artística.

Neste horizonte, destacou a arte e a literatura como linguagens que ampliam o repertório e contribuem no processo formativo da imaginação e da criatividade, aspectos fundamentais para constituição do estilo e da estética do Arquiteto e Urbanista.  Posteriormente, falou de suas obras e também esclareceu dúvidas e curiosidades acerca de estilo, materiais e técnicas; narrou alguns fatos e, com isso, abrilhantou a aula e sensibilizou os alunos e alunas para o investimento na profissão e na formação pessoal.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.