Grupo de Pesquisa Gtec e estudantes de Arquitetura e Urbanismo iniciam estudos na área urbana de Ijuí /RS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Grupo de Pesquisa Gtec e estudantes de Arquitetura e Urbanismo iniciam estudos na área urbana de Ijuí /RS

                

O Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias – Gtec conta atualmente com alunos dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e estudantes de Mestrado vinculados em diversas pesquisas como: Desenvolvimento sustentável e preservação da arquitetura; Espaços verdes, espaços públicos e espaços de lazer; Habitação de interesse social – HIS; Educação, Ensino e Aprendizagem e; Mobilidade Urbana, Trânsito e Cidadania. No segundo semestre de 2018 o Grupo inicia o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa – Espaço construído e inclusão social: levantamento e análise da acessibilidade da área urbana de Ijuí / RS. A temática da investigação intenta abordar questões sobre a mobilidade e a acessibilidade no espaço urbano de Ijuí / RS, visando refletir como tal temática se manifesta em relação a qualidade de vida, a cidadania e a inclusão social dos cidadãos.

O referido projeto encontra-se em fase inicial debruçando-se sobre o levantamento e análise de referencial à nível teórico. Superada essa fase de entendimento sobre a temática, os objetivos recaem de fato sobre a investigação dos espaços urbanos de Ijuí como praças, escolas, postos de saúde, etc. Entretanto, os bolsistas e professores orientadores já possuem publicações pertinentes ao tema socializando as investigações realizadas até o momento. Destacam-se os textos: A acessibilidade como integração social e autonomia cidadã; O crescimento urbano e as questões inclusão social a partir da acessibilidade e mobilidade urbana e; A garantia dos direitos e da cidadania pelo viés da acessibilidade nos espaços urbanizados.

O professor e líder do Grupo de Pesquisa, Tarcisio Dorn de Oliveira, observa que os levantamentos in loco serão realizados de forma parcelada e independentes. Dessa forma, através dos dados coletados, será possível levantar, analisar e cruzar informações, além de mapear a situação real dos espaços físicos analisados. Para o desenvolvimento das atividades, o Projeto de Pesquisa, conta com a participação de 3 bolsistas PROAV/UNIJUÍ alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Matheus Mendonça da Rocha, Luis Gustavo de Melo Atkinson e Geovane Schulz Rodrigues orientados pelos professores Tarcisio e Igor Norbert Soares.

                         


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.