Estudantes de Arquitetura e Urbanismo analisam a apropriação, ocupação e estrutura morfológica de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo analisam a apropriação, ocupação e estrutura morfológica de Ijuí

                  

A turma de Projeto de Urbanismo III, do curso de Arquitetura e Urbanismo participou de uma visita à área central da cidade de Ijuí, com o objetivo de analisar a sua apropriação, ocupação e estrutura morfológica. Esta disciplina contempla a elaboração de projetos urbanísticos na escala municipal, com vistas à renovação e à intervenção urbana de uma área já consolidada. Para tanto, o local escolhido para a realização do projeto foi a região central da cidade, em torno da Praça da República.

Durante a visita ao local, os estudantes puderam fazer análises e reflexões acerca da arborização urbana, da organização do sistema viário, infraestrutura e equipamentos urbanos, bem como explorar as edificações existentes quanto ao uso, altura, idade e estado de conservação.

A professora Cláudia Legonde, responsável pela disciplina, afirma que o estudo "in loco" da área de estudo influencia diretamente na qualidade do projeto urbanístico, que será elaborado a partir das fragilidades ou potencialidades apontadas nesta etapa de levantamento e análise do local. Para a elaboração do projeto, os estudantes apresentarão propostas urbanísticas de revitalização e renovação da área, considerando a preservação do patrimônio histórico, a mobilidade urbana, a acessibilidade, a sustentabilidade e a integração social, dentre outros aspectos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.