Arquitetura Residencial foi tema de Mostra de Projetos e Ciclo de Palestras - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Arquitetura Residencial foi tema de Mostra de Projetos e Ciclo de Palestras

            

Marcando o encerramento do semestre e da disciplina de Projeto de Arquitetura II do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ, foram realizados dois eventos online em conjunto na noite de 08/07/2020, a “Mostra Acadêmica de Projetos Arquitetônicos de Residências Unifamiliares” e o Ciclo de Palestras “Projetando Arquitetura Residencial”, ambos organizados pelo professor Matheus Cargnelutti, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ.

A noite iniciou com a “Mostra Acadêmica de Projetos Arquitetônicos de Residências Unifamiliares”, onde cada acadêmico da disciplina de Projeto de Arquitetura II elaborou um vídeo mostrando os resultados obtidos ao projetar uma residência unifamiliar. Os vídeos foram exibidos em videoconferência, valorizando o esforço e a dedicação de cada acadêmico ao longo do semestre.

Na sequência, foi realizado o Ciclo de Palestras “Projetando Arquitetura Residencial”, com a presença de quatro arquitetos, abordando temas relacionados à arquitetura residencial e divididos em três momentos. Cada palestra teve duração de uma hora, iniciando às 19 horas e 30 minutos.

A primeira palestra foi “Arquitetura de Interiores Residencial e Mostras”, com o arquiteto Marcelo John, que contou um pouco da sua trajetória profissional como especialista em Arquitetura de Interiores, atuando há 15 anos na região de Porto Alegre, tendo trabalhos publicados em revistas e jornais de circulação nacional, assim como participa ativamente de mostras e eventos de Arquitetura de Interiores, como Casa Cor, Elite Design, Casa & Cia, entre outros.  “A integração dos três escritórios com atividades distintas, e ao mesmo tempo relacionadas, no mercado de trabalho atual, aproximou os alunos da realidade e da prática que eles terão num futuro não muito distante. Essa aproximação facilita para eles terem um conhecimento maior da aplicação da teoria no dia a dia da vida profissional”, disse Marcelo.

A segunda palestra foi “Arquitetura como Alma do Espaço, Desenvolvimento de Projetos Residenciais” com as arquitetas Priscila Doeler e Iohana Stangarlin, com atuação no Brasil e no exterior, onde abordaram metodologias para o desenvolvimento da projetos de arquitetura residencial. “Foi uma experiência maravilhosa transmitir nosso conhecimento, compartilhar um pouquinho do nosso trabalho e aprender com os colegas. Obrigada pelo convite! Estamos à disposição para auxiliar no que for preciso” destacaram Priscila e Iohana.

E encerrando a noite, houve a palestra “A Renderização na Arquitetura Residencial”, com o arquiteto Vagner Schellin, que também é administrador de empresas e técnico em transações imobiliárias, explanando sobre suas experiências com o desenvolvimento de imagens fotorrealistas para arquitetura residencial. “A iniciativa da live de finalização do semestre foi Incrível. Foi um prazer imenso participar e compartilhar um pouco da vivência do mundo da arquitetura residencial junto com os demais colegas arquitetos e os alunos. As Lives têm um papel fundamental no atual momento que estamos enfrentando, fazendo com que se mantenha a interação e a constante troca de conhecimento e experiências entre os profissionais e estudantes. Agradeço ao Arquiteto e professor Matheus Cargnelutti pelo convite, muito obrigado!”, comentou Vagner.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.