Arquiteta com vasto conhecimento em Ambientes Inclusivos palestra para estudantes da Unijuí direto da França - Unijuí

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Arquiteta com vasto conhecimento em Ambientes Inclusivos palestra para estudantes da Unijuí direto da França

          

Ambientes inclusivos devem fazer parte da concepção e da essência de qualquer projeto de arquitetos e urbanistas. Pensando nisso, no dia 06/10/2020, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu a palestra “Ambientes Inclusivos para a Educação de Cegos e Surdos”, um evento online, organizado pelosprofessores Matheus Cargnelutti e Cláudia Legonde, responsáveis pelas disciplinas de Conforto Ambiental do curso de Arquitetura e Urbanismo. Além dos alunos das disciplinas de Conforto Ambiental, a palestra foi aberta para os demais estudantes de Arquitetura e Urbanismo e também do curso de Design.

A palestra foi ministrada direto de Toulouse, na França, pela pernambucana Denise Gaudiot, que é Arquiteta e Urbanista (UFPE), Pesquisadora na área de Ambientes Inclusivos, Especialista em Ergonomia (UFPE), Mestre em Design (UFPE), e Doutoranda em Arquitetura na Universidade de Lisboa, onde desenvolve sua tese “Uma Sala de Aula para Todos: Recomendações para Projeto de Arquitetura Inclusiva em escolas públicas do ensino secundário com alunos portadores de deficiências auditivas e visuais”, sob orientação dos professores Dr. João Nuno de Carvalho Pernão (ULisboa) e Dra. Laura Bezerra Martins (UFPE). Além da palestra, Denise também conversou com os acadêmicos sobre a sua trajetória profissional com 35 anos de profissão, incluindo uma carreira internacional, tendo morado na Itália, nos Estados Unidos e atualmente na França.

"Gostaria de agradecer aos professores Matheus Cargnelutti e Cláudia Legonde o convite para o evento. O tema de conforto ambiental é de grande importância para o processo de Inclusão na educação. Sabe-se que a relação ensino-aprendizagem é diretamente influenciada pelo ambiente construído. A quantidade de tempo que um aluno, e em particular aqueles com deficiências, passa na escola é tão significativa que é importante reconhecer quanto desse tempo é dedicado à aprendizagem, socialização e interação, assim como a relação que ele tem com a qualidade dos ambientes em que essas ações são realizadas", comentou Denise.


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