Experiência em estágio inspira proposta de intervenção arquitetônica em Ijuí, voltada ao coworking - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Experiência em estágio inspira proposta de intervenção arquitetônica em Ijuí, voltada ao coworking

Em contato constante com as problemáticas de suas comunidades, os acadêmicos da Unijuí são instigados a pensar, intervir e propor soluções dentro de suas áreas de atuação. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Daniely Schultz Ceretta, propôs a criação de um espaço que possa auxiliar a população, especialmente os profissionais autônomos. A monografia foi intitulada “Estação Glitz – uma proposta de intervenção arquitetônica para o município de Ijuí/RS”.

O estudo propõe a revitalização de um prédio antigo, localizado no centro de Ijuí, transformando-o na Estação Glitz -  um local destinado ao coworking, onde profissionais compartilham o mesmo ambiente de trabalho. “A proposta surge devido ao número crescente de profissionais autônomos que se projetam na busca por escritórios compartilhados, compreendendo que esta forma de trabalho tem se tornado uma referência mundial”, comenta Daniely.

A estudante conta que a ideia surgiu a partir de um estágio, onde, junto ao escritório em que trabalhava, havia um espaço de coworking. “Estagiando pude vivenciar e entender esse novo conceito e como a troca de experiências entre profissionais nesse ambiente é muito interessante. Então, desenvolvi um projeto analisando esses aspectos e elaborei um lugar pensado nesses dois temas - proposta de intervenção e coworking”, explica.

Segundo a estudante, seu projeto combina o ambiente agradável, sem depreciar o antigo formato existente. “Sensível ao patrimônio histórico, o meu TCC visa atender não apenas aos interesses imobiliários, mas também a uma arquitetura gentil e que proteja a arquitetura do passado, buscando não a perfeição, mas sim o equilíbrio. Além disso, eu trouxe em seu conteúdo a Neuroarquitetura e a Biofilia, dois conceitos que se mesclam e contribuem para o bem-estar do usuário”,completa.

Recebido seu diploma, Daniely salienta que continuará desenvolvendo projetos arquitetônicos, além de se especializar. “Pretendo trabalhar na minha área e, em paralelo, ampliar o conhecimento em nível acadêmico, buscando uma especialização em algumas áreas que ainda estou analisando seguir”, finaliza a estudante. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.