Bosque dos Capuchinhos terá ação do curso de Arquitetura e Urbanismo e Espaço + Inovação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Bosque dos Capuchinhos terá ação do curso de Arquitetura e Urbanismo e Espaço + Inovação

Um encontro realizado na noite desta quinta-feira, 17 de março, deu início a um projeto que vai ser realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o Espaço + Inovação Unijuí. Por meio da disciplina de Paisagismo II, estudantes do 9º semestre vão desenvolver projetos, propondo melhorias ao Bosque dos Capuchinhos. Para isso, foram convidados para participar da reunião representantes dos moradores do bairro São Geraldo e também membros do Poder Executivo, a exemplo do secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Luis Francisco Schoer, e do secretário adjunto da pasta, Luan Christian da Silva.

“A ideia surgiu a partir de um convite do professor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que foi possível acolher na disciplina de Paisagismo II, onde trabalhamos com parques. Vamos trabalhar no processo de revitalização do espaço, juntamente com o paisagismo, por meio de projetos que vão ser apresentados no dia 28 de abril, no Espaço + Inovação”, explicou a coordenadora da disciplina, professora Tenile Piovesan. 

Como explica a professora, os estudantes foram divididos em grupos e nesta quinta-feira puderam realizar uma “entrevista” com os moradores, ouvindo as principais demandas. Eles também puderam realizar uma visita ao Bosque dos Capuchinhos, para compreender  por que as mudanças estavam sendo requeridas. Segundo a professora Tenile, a ideia é que os projetos sejam implementados após a apresentação, seja com recursos próprios, angariados pela própria comunidade, ou com auxílio do poder público.

Segundo o secretário Luis Francisco Schoer, o Bosque necessita de um olhar mais apurado. É um espaço nobre, como aponta, e parte da história da Ijuí. “Queremos nos somar à iniciativa dos moradores e, mais uma vez, à parceria com a Unijuí. Ações como esta são sempre bem-vindas, especialmente quando partem de uma universidade com alto nível técnico".

Coordenador do Espaço + Inovação, o professor Peterson Cleyton Avi destacou que o Projeto Cidades Inteligentes também visa articular ações com a comunidade. “Um dos nossos objetivos é impactar o bairro São Geraldo, a partir da nossa estrutura e serviços ofertados, e num segundo momento a partir de atividades que vão ser realizadas”, frisou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.