Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí realizam visita técnica na serra gaúcha - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí realizam visita técnica na serra gaúcha

Com o objetivo de ir além da teoria aprendida em sala de aula, um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, acompanhados pela professora Bruna Fuzzer de Andrade e pelo professor Matheus Cargnelutti, estiveram na serra gaúcha realizando mais uma edição do Arquitetour. O evento promove viagens técnicas voltadas à arquitetura e ao urbanismo por meio da visitação de diversos locais.

Nesta edição, ocorrida entre 30 de abril e 1º de maio, os acadêmicos visitaram os municípios de Antônio Prado, Arvorezinha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Ilópolis. Dentre os pontos turísticos visitados pelo grupo estão o maior conjunto preservado de exemplares da arquitetura da imigração italiana no Brasil, localizado em Antônio Prado. Ao todo são 49 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os estudantes também visitaram o Instituto Hércules Galló, um conjunto residencial restaurado do bairro de Galópolis, localizado em Caxias do Sul, que também é um centro dedicado à cultura italiana. Em seguida, visitaram o Museu do Pão e o Moinho Colognese, em Ilópolis, o Museu do Tijolo e o Moinho Burille, em Arvorezinha. O último espaço ainda não sofreu intervenções, porém, os acadêmicos puderam visualizar o plano de revitalização.

De acordo com a professora Bruna Fuzzer, “a viagem certamente foi muito rica, porque foram visitados locais conhecidos, inéditos e os ambientes que ainda irão passar pelo processo de restauração. Os estudantes puderam ver como se preserva a cultura e a memória de um povo de forma respeitosa, focando nas comunidades e pessoas e suas histórias”. “Agradecemos a equipe da Associação, que nos recebeu com tanto carinho e mobilizou meios para proporcionarmos uma oportunidade ímpar aos nossos acadêmicos”, finaliza.

 Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.