Centro Técnico em Bozano é projetado em TCC de Arquitetura e Urbanismo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Centro Técnico em Bozano é projetado em TCC de Arquitetura e Urbanismo

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possibilita que acadêmicos realizem grandes projetos, orientados por professores do curso, a fim de gerar intervenções positivas na sociedade. A recém-formada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Bruna Bonini, buscou exatamente isso: encontrar uma solução para levar oportunidades de certificação profissional aos moradores de Bozano e região.

Em seu TCC, intitulado “A arquitetura como propiciadora de novas perspectivas: projeto de um Centro Técnico Profissional para o município de Bozano-RS”, Bruna desenvolveu um projeto de escola técnica com infraestrutura adequada e equipamentos específicos necessários para nove cursos propostos: Administração, Estética e Cosmética, Enfermagem, Design de Interiores, Design de Móveis, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, e Segurança do Trabalho. 

Para deixar o ambiente mais receptivo aos estudantes, Bruna utilizou o conceito de conexão de ideias, valores, conhecimento e experiências. “Deste modo, foi organizado um local por blocos, de acordo com suas funções. Cada conjunto foi unido por circulações, responsáveis pela ‘conexão’ de todos os espaços do Centro Técnico, representando o percurso do conhecimento dos usuários”, explica.

Segundo Bruna, o projeto é promissor e  capaz de mudar a vida de muitos jovens e adultos. “Pode-se afirmar que o projeto do Centro Técnico é positivo, de modo que os alunos dos Anos Finais da Educação Básica do município poderão concluir o Ensino Médio na escola e, no turno inverso, efetivar um curso técnico”, salienta. “O Centro Técnico também é capaz de ampliar o acesso aos cursos pelos demais moradores do município. Com certeza, é um projeto que visa o desenvolvimento municipal, com grande potencial para resultados positivos a toda comunidade bozanense”, acrescenta.

Já formada, Bruna seguirá trabalhando junto ao escritório de arquitetura e interiores que atua desde 2021, quando iniciou como estagiária. “Fui convidada pela arquiteta responsável para continuar auxiliando nas atividades do escritório após minha formatura, atuando como arquiteta e urbanista”, finaliza.  

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.