Estudantes de Design e Arquitetura e Urbanismo realizam visitas técnicas e de aprimoramento em Porto Alegre - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Design e Arquitetura e Urbanismo realizam visitas técnicas e de aprimoramento em Porto Alegre

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, acompanhados por acadêmicos do curso de Design, estiveram nos dias 17 e 18 de setembro em Porto Alegre, realizando visitas técnicas e de aprimoramento. 

A programação teve início na manhã do dia 17, com city tour pelo Centro Histórico de Porto Alegre, que contou com mediação da guia Monica Picoral. Durante o passeio, foi possível observar aspectos culturais e arquitetônicos de espaços como a Praça da Matriz, Theatro São Pedro, Palácio Piratini, Catedral Metropolitana, Igreja Nossa Senhora das Dores, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Casa de Cultura Mário Quintana, entre outros. 

Durante a tarde, a turma visitou a Associação Cultural Vila Flores, utilizada para fins residenciais e comerciais. A Associação estrutura-se como abrigo de atividades socioculturais, além de ser um ambiente de aprendizado, com espaço de trabalho de artistas e empreendedores criativos. Já ao final do dia, os estudantes puderam acompanhar a Mostra CasaCor, que chega em 2022 à sua 30ª edição sob a temática “Infinito Particular”. Neste ano, a Mostra foi montada em um prédio de cunho cultural e arquitetônico construído em 1923, notado por elementos em sua fachada imponente, largas escadarias e capela neogótica anexa ao prédio.

No domingo, 18, os acadêmicos puderam, pela manhã, visitar o Parque Urbano Orla do Guaíba - Trecho I. A obra de revitalização das margens do Guaíba inclui terminal turístico e ancoradouro, restaurante sobre a água, bares, parque infantil, academia ao ar livre, quadras esportivas, passeio público com arquibancadas para contemplação, ciclovia, decks de madeira com bancos, jardins aquáticos, postes com iluminação LED e pista de caminhada. Na oportunidade, foi possível conhecer o Cais Embarcadero, espaço destinado ao lazer e à gastronomia às margens do Lago Guaíba.

À tarde, o grupo foi recepcionado na Fundação Iberê Camargo por mediadores, que destacaram as exposições e obras de arte alocadas no espaço, bem como questões relacionadas ao aspecto construtivo e de preservação da edificação. Ao final do dia, os estudantes realizaram um passeio de barco pelas Ilhas do Delta do Jacuí, saindo da Usina do Gasômetro e passando por cerca de sete ilhas do Delta do Jacuí, sendo possível conhecer pontos históricos, o Canal da Conga, vegetação e aves da região, além de passar pelas populações ribeirinhas, pela ponte do Rio Jacuí e por marinas, por exemplo.

As atividades foram acompanhadas pelos professores Igor Norbert Soares, Matheus Cargnelutti de Souza e Simone Lehnhart Vargas e coordenadas pelos professores Tarcisio Dorn de Oliveira e Diane Meri Weiller Johann. Eles apontam que as visitas ocorreram em clima de descontração, com novas descobertas e grandes aprendizados, desencadeando discussões e reflexões a respeito da arquitetura e ambientes presentes na Capital do Estado.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.