TCC de Arquitetura e Urbanismo aborda habitação para refugiados - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

TCC de Arquitetura e Urbanismo aborda habitação para refugiados

Ao final da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unijui, o estudante Daniel Oliveira Rambo, buscou abordar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), algo que lhe despertasse a curiosidade. Em meio às pesquisas, optou por realizar um projeto social. “Escolhi abordar a habitação para refugiados pois acredito que seja um tópico muito presente na atualidade, tendo em vista o elevado índice de procura por refúgio e a carência por abrigos não generalistas. Assim, aliada à necessidade de habitação, busquei descentralizar os grandes focos das migrações em massa, trazendo para regiões longe de conflito, como é o caso do Sul do Brasil”, contou.

Para a realização do TCC intitulado de “Peco de Lumo: Habitação Efêmera para Refugiados”, Daniel explica que fez pesquisas bibliográficas. “Também busquei informações em tempo real dos números de refugiados através dos dados do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), além de análises de modelo que contemplassem diferentes soluções tanto sustentáveis quanto funcionais, considerando que o tamanho da habitação é reduzido se comparada a uma residência usual”, explicou..

Segundo o estudante, com as pesquisas, análises de referências e demais estudos, surgiu a necessidade de habitações temporárias voltadas às regiões fora dos grandes centros. “Criei algo único, mas de forma que pudesse possibilitar a utilização em diferentes espaços, quando houvessem características semelhantes. Dessa forma, liguei nosso Estado com outros países através do Paralelo 30S, linha abaixo da Linha do Equador. A base do trabalho se dá pela criação de uma residência única, adaptável por meio da modulação, acessível para portadores de necessidades especiais serem autônomos dentro da residência, e adequada, podendo ser utilizada em climas semelhantes ao sul do Brasil”, destacou Daniel, comemorando os resultados.

Após a colação de grau, o formando já tem planos. Daniel pretende ingressar no mercado de trabalho, seguir seus estudos realizando uma pós-graduação e prestar concursos públicos na área.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.