Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia de Produção (Bacharelado)

Acadêmicos de Engenharia de Produção e Mecânica participam de intensa programação multicampi em Semana Acadêmica

Com objetivo de ampliar os conhecimentos dos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, iniciou nesta segunda-feira, 29 de maio, a Semana Acadêmica destes dois cursos, de forma simultânea, nos campi de Panambi e Santa Rosa. As atividades iniciaram às 19h30 com a palestra “CREA/RS: A vida profissional após o meio acadêmico”, para os acadêmicos do campus Santa Rosa; e “Análise de Elementos Finitos e Pivôs de Irrigação”, abordado pelo engenheiro Edomir Schmidt, da empresa Focking, para os acadêmicos do campus Panambi.

Segundo a coordenadora dos cursos, professora Patrícia Pedrali, essa foi uma programação pensada de forma mista, presencial e online, com objetivo de integrar os estudantes de maneira completa. “Neste ano nós montamos uma programação pensada a partir de assuntos conversado com os estudantes ao longo dos últimos semestres, com objetivo de qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem dos nossos acadêmicos. Procuramos trazer os profissionais que estão atuando no mercado, em grandes empresas de Panambi, Santa Rosa e região, com objetivo de dar o tom também do mercado de trabalho para essas discussões”, destacou. 

A programação tem continuidade nesta terça-feira, de forma online,  para os dois campi, com a temática “Simulação Numérica: Aplicações na Indústria Metal Mecânica”. Na quarta-feira, as atividades retornam à modalidade presencial com a temática “Perfil profissional do engenheiro”, para os estudantes do campus Santa Rosa e “Máquinas Agrícolas: Massey Ferguson”, para os estudantes do campus Panambi.

Na quinta-feira o engenheiro Felipe Zorzo, da Cotripal, abordará “Inspeções em Caldeiras”, no campus Panambi, enquanto um representante da AGCO Corporation, fabricante multinacional com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas, falará sobre “Simulação de Processo de Soldagem”, com os estudantes do campus Santa Rosa.

Para o último dia, os professores preparam uma programação surpresa para os estudantes, com objetivo de culminar e festejar os aprendizados adquiridos durante a Semana Acadêmica. 


Inaugurado novo Laboratório de Simulação de Produção no campus Panambi

Na última quinta-feira, no campus Panambi, aconteceu a inauguração oficial do novo espaço de estudos do Campus, o Laboratório de Simulação de Produção, uma doação da empresa Bruning Tecnometal. O evento contou com a presença de representantes da empresa, Angelin Adams - CEO; Daniel Pottker - diretor administrativo; Rafaela Sörensen Albrecht - gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional; e Fabrício Carlos Schmidt - Gerente de Engenharia, TI e Excelência Operacional. Além da presença de representantes das empresas Cotripal, Fockink, Kepler Weber, Saur, Tromink, ACI - Panambi, do Instituto Agregar de Panambi, do Instituto Federal Farroupilha, do Colégio Evangélico de Panambi e do Poder Público municipal. 

Para abrir o evento, o professor Dieter Siedenberg, Diretor Executivo da Fidene, Vice-Reitor de Administração da Unijuí e Coordenador do Campus Panambi, ressaltou a importância de parcerias como estas para o desenvolvimento da região por meio da competência e qualificação técnica. A professora Patrícia Pedralli, coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção apresentou aos presentes os investimentos realizados no campus por meio de uma verba conquistada junto a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, primeiramente com o apoio da Fockink e agora com a doação deste laboratório pela Bruning. 

O professor Fabrício Carlos Schmidt, realizou a apresentação da dinâmica e funcionamento do novo laboratório. Fabrício destacou que o objetivo, a partir da experimentação proporcionada no novo laboratório, é formar profissionais ainda mais qualificados. “E por profissionais qualificados podemos entender engenheiros capazes de melhorar processos e fluxos produtivos. Sabemos que sim, podemos comprar máquinas, mas saber onde instalar essa máquina e como organizar o fluxo produtivo para fazer com que ela tenha melhor eficiência operacional não é algo trivial. É necessário ter método, ter conhecimento e, mais do que isso, pessoas que conseguem aplicar isso dentro de nossas indústrias. Por isso, esse laboratório permite a experiência com conceitos presentes em uma produção diária de uma unidade fabril”, explicou.

O CEO da Bruning e Presidente do Instituto Agregar, Angelin Adams enfatizou que esse foi mais um momento de celebrar a parceria das empresas que fazem parte do Instituto Agregar e da ACI Panambi com a Unijuí e com o Poder Público com objetivo de qualificar ainda mais a formação dos estudantes que estão em processo de formação. “Queremos que esses estudantes possam unir cada vez mais a teoria com a prática. Esse sistemas que trouxemos aqui é para auxiliar nessa formação, ele é um sistema que aplicamos dentro de nossa empresa onde todos os nossos funcionários passam por ele, inclusive as pessoas das áreas administrativas, pois todos precisam entender que se fizerem uma instrução de trabalho errado vão afetar o resultado do trabalho final e é bem interessante os resultados que temos quando as pessoas passam por essas aulas dentro da nossa empresa, por exemplo”, afirmou e destacou que o objetivo é reforçar cada vez mais a parceria entre as empresas de Panambi e a Unijuí. “Panambi precisa da Unijuí e precisa que a Unijuí e suas outras instituições de ensino nos acompanhem para que tenhamos uma qualidade cada vez melhor e uma quantidade cada vez maior de profissionais”, finalizou.

A reitora da Universidade, professora Cátia Maria Nehring, destacou que esse é mais um grande momento da história da instituição para com a cidade de Panambi e as empresas que promovem o desenvolvimento desta cidade e da região. “O nosso grande desafio enquanto instituição de ensino - e que acaba sendo o impacto para vocês enquanto empresários - é formar pessoas qualificadas. Pessoas que podem transformar as nossas comunidades. Sendo esse nosso objetivo comum, nós, mais do que nunca, precisamos nos agregar. Panambi tem muito o entendimento de que isso é necessário e a Unijuí, a nossa Universidade Regional, também nasceu aqui. Esse aqui é o único campus efetivamente temático, voltado às necessidades e ao desenvolvimento do polo metal mecânico”, enfatizou e acrescentou que “a Unijuí agradece a confiança de todos e tenham certeza que queremos escrever uma nova história atrelada aos objetivos que esta cidade está colocando como desenvolvimento e isso só vai ser possível pela educação”. 

Por fim, os convidados participaram de um tour pelos laboratórios do campus, findando no Laboratório de Simulação de Produção, onde os estudantes apresentaram o passo a passo dos processos da simulação de produção.


Campus Panambi inaugura novo Laboratório de Simulação de Produção nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 6 de abril, o campus Panambi realiza a inauguração de seu novo Laboratório de Simulação de Produção. Totalmente novo e tecnológico, o laboratório é fruto de uma parceria com a empresa Bruning Tecnometal, a qual criou dentro do campus da Universidade um espaço com máquinas e estações de trabalho, com objetivo de simular todas as etapas de produção fabril.

O Laboratório poderá ser utilizado também pelos outros cursos do campus para a experimentação dos processos de uma fábrica. O objetivo é estimular de forma prática o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Cursos como Engenharia Mecânica, Administração, Ciências Contábeis, dentre outros, possam também fazer uso desse espaço. Estimamos inicialmente que cerca de 19 disciplinas desses cursos perpassam pelo laboratório para alguma prática de conhecimento”, explica a coordenadora do curso de Engenharia da Produção, Patrícia Pedrali.

A coordenadora destaca ainda a importância dessa parceria com a Bruning no que diz respeito à valorização da empresa e ao processo formativo dos futuros profissionais da área. “Com o laboratório eles vão ter acesso a todas as etapas de um processo  fabril, por exemplo. Os estudantes vão estudar na prática processos de logística, de gestão de qualidade, cálculo de Lead Time, dentre outros, o que valoriza muito o processo de ensino e aprendizagem. Isso demonstra a preocupação da Bruning com a formação dos futuros profissionais que vão atuar em nossa região e a confiança da empresa em nosso processo formativo dentro da Universidade”, destaca. 

O lançamento do novo laboratório é aberto à comunidade empresarial de Panambi e região, imprensa, bem como aos estudantes e egressos do curso. O evento inicia às 19h30, no auditório do campus Panambi. 

Conheça mais sobre o Laboratório


Cursos de Engenharia Mecânica e da Produção tem amplo suporte em laboratórios no campus Panambi

Nascido em um berço metal mecânico, o campus da Unijuí em Panambi tem nos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção um grande apoio de mão de obra no próprio município, tendo na cidade grandes indústrias que promovem o desenvolvimento de toda região. Para dar suporte à formação dos estudantes, a Universidade montou seus laboratórios com equipamentos de última geração, com objetivo de subsidiar os ensinamentos de sala de aula à prática profissional.

Durante o processo formativo, os acadêmicos têm a oportunidade de ter aulas nos laboratórios de Ensaios Mecânicos e Análises Metalográficas; de Soldagem e Tratamentos Térmicos; de Projetos, de Automação Industrial; de Metrologia e Instrumentação; de Informática; de Fabricação Assistida; de Fenômenos de Transporte; e de Física e Química. 

Os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção tem duração de cinco anos cada um e são ofertados no turno da noite. A Unijuí tem o curso certo para sua transformação. Inscreva-se no vestibular contínuo: www.unijui.edu.br/vestibular.


Protagonismo e inovação em evidência no curso de Engenharia de Produção da Unijuí

O curso de Engenharia de Produção da Unijuí, presente nos campi de Panambi e Santa Rosa, está ainda mais completo. Com um formato ainda mais integrado e inovador, o currículo é dividido em módulos e competências, o que possibilita ao estudante assumir o protagonismo de seu aprendizado. Além disso, o novo modelo de ensino propõe Projetos Integradores e disciplinas de Formação Pessoal e Profissional, a fim de tornar a experiência do estudante mais íntegra e de acordo com o que a profissão necessita.

Os Projetos Integradores, ofertados desde o primeiro módulo do curso, são uma forma de inserir o estudante de maneira prática na resolução de problemas a partir de um tema gerador. “A realização de Projetos Integradores desde o primeiro módulo, em parceria com os cursos de Engenharia Mecânica, Administração e Ciências Contábeis, permite ao estudante aplicar os conhecimentos para construção de propostas e solução para desafios reais enviados pela comunidade”, comenta a coordenadora do curso de Engenharia de Produção nos dois campi, professora Patricia Carolina Pedrali. A partir destas ações, desde o início do seu processo formativo, o estudante cria uma relação com a comunidade regional, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades nas quais as ações são aplicadas.

Com uma formação teórica e prática integrada, o curso de Engenharia de Produção forma profissionais com habilidades e competências para atuar nas áreas de gerência de produção, gestão de qualidade, gestão ambiental, projeto do produto, finanças, organização do trabalho e gerência da manutenção em diversas organizações. Além disso, o estudante tem à sua disposição laboratórios virtuais e presenciais para ter o real contato com a atuação profissional e para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Com duração de cinco anos, o curso oferece quatro disciplinas de forma presencial e uma na modalidade EaD, oferecendo maior flexibilidade e inovação ao futuro bacharel em Engenharia de Produção.

Para saber mais sobre o curso de Engenharia da Produção da Unijuí, acesse o link.

Por Krislaine Baiotto, acadêmica de Jornalismo da Unijuí


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.