Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Gastronomia (Tecnologia)

Curso de Gastronomia da Unijuí se destaca pela infraestrutura e excelência na formação acadêmica

O curso de Gastronomia da Unijuí tem como foco formar profissionais capazes de atuar nos mais diversos empreendimentos gastronômicos, como restaurantes, bufês, bares, centros gastronômicos, empresas, eventos, indústrias de alimentação, entre outros. 

O curso é tecnólogo e tem dois anos e meio de duração. Ele prepara o estudante para aprender e se aperfeiçoar no uso de técnicas gastronômicas da cultura alimentar brasileira, assim como dos cinco continentes. Também busca valorizar a diversidade étnica, cultural e gastronômica que caracteriza a região Noroeste do Estado, a partir de aprendizados em consonância com a gastronomia dos imigrantes que povoaram o Brasil e a região. 

A proposta da formação também é de capacitar os acadêmicos para a inovação tecnológica e do empreendedorismo, incentivando com que eles construam seus próprios negócios. O curso, ainda, habilita para a gestão em gastronomia e a aplicação de técnicas voltadas para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. 

A coordenadora do curso de Gastronomia, professora Karina Ribeiro Rios, ressalta que o curso possui inúmeros diferenciais, em especial por ser um dos mais importantes da área do país, tanto pelo seu reconhecimento, infraestrutura e qualidade dos profissionais. “Temos uma infraestrutura altamente qualificada e equipada no padrão internacional para desenvolver as habilidades gastronômicas dos estudantes, tanto na cozinha quente/fria, na panificação e confeitaria. Nossos professores têm grande experiência na área, qualificação internacional e expertise no ramo de restauração de banquetes e eventos gastronômicos, gastronomia internacional e nacional, o que contribui para a formação dos nossos acadêmicos”, destaca. 

O curso é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.


Workshop Culinário integra colaboradores ao curso de Gastronomia da Unijuí

Na noite da última sexta-feira, 1º de dezembro, o curso de Gastronomia da Unijuí promoveu o terceiro encontro do Workshop Culinário “Receber e acolher, cozinhar é um ato de amor para com o outro”. O evento teve o intuito de integrar os colaboradores da Unijuí e também apresentar o conceito e a estrutura do curso de Gastronomia. 

“Quando ingressei na Universidade, sugeri que fossem realizadas oficinas de acolhimento para que os nossos colegas entendessem a proposta do curso e, assim, pudessem falar sobre ele com outras pessoas. A realização das oficinas se tornou possível agora e trouxe resultados muito positivos: conseguimos integrar os colegas, conhecer pessoas que estão sempre auxiliando o curso, e ainda possibilitar que vários colaboradores vivenciassem, pela primeira vez, o Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição”, explicou a professora Etiene Meyer Johannsen.

Durante o workshop, os participantes aprenderam a preparar uma massa fresca com ragu de carne, com as técnicas utilizadas pelo curso de Gastronomia. Neste processo, não só a professora Etiene e a coordenadora do curso, professora Karina Ribeiro Rios, auxiliaram os colaboradores, mas também os estudantes do curso. 

Depois, todos puderam degustar os pratos preparados pelos grupos, harmonizando com bebidas indicadas pelos professores e estudantes.


Estudantes de Gastronomia realizam primeira noite do Jantar Pedagógico; ingressos para a segunda noite já estão à venda

Na última sexta-feira, 10 de novembro, o curso de Gastronomia da Unijuí promoveu a primeira noite do Jantar Pedagógico, que nesta edição conta com o tema France - Arômes et Saveurs. Tendo por local o Restaurante Cozinha Brasil, o evento terá uma segunda noite nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 19h. Quem quiser saborear a gastronomia francesa poderá adquirir o ingresso, no valor de R$ 150,00, em unijui.edu.br/eventos.

Conforme destacou a professora Deise Marin, que coordena a disciplina de Planejamento de Banquetes e Eventos Gastronômicos, todo o Módulo 1 do curso de Gastronomia foi organizado para culminar na realização do evento. “Muito antes do semestre começar, já estávamos, junto com a coordenadora, professora Karina Rios, debatendo como poderíamos ampliar a forma de passar conhecimento para os estudantes. E chegamos, hoje, a um evento 100% organizado pelos alunos”, destacou a professora Deise. Segundo a professora Etiene Meyer Johannses, os professores envolvidos foram apenas intermediadores do conhecimento, já que toda a organização, toda a força-tarefa, coube a eles.

Vice-reitora de Graduação, a professora Fabiana Fachinetto destacou a satisfação em estar participando de mais um Jantar Pedagógico. “Especialmente se pensarmos que o curso começou a ser planejado pela gestão anterior da Reitoria, e começou a ser implementado em 2020, em plena pandemia. Foi um desafio colocarmos o curso, que é essencialmente prático, em execução. E hoje, já temos diversos profissionais atuando no mercado”, destacou a professora, reforçando que o desejo é, com o curso, tornar Ijuí um polo em gastronomia. “Algo possível, já que pensamos no curso atrelado à ExpoFest e ao movimento das etnias. O curso vem para contribuir com o movimento que acontece na cidade, que é tornar Ijuí um centro cultural”, completou.

O Jantar Pedagógico acontece em dois momentos para que os estudantes possam atuar em todas as frentes de trabalho. Na primeira noite, metade da turma trabalhou na cozinha e a outra metade no salão. Nesta semana, haverá a inversão de papéis. O menu será o mesmo e pode ser conferido abaixo:

Amouse bouche: Voul au vent trois - Massa folhada com ricota e salmão / Massa folhada com ricota, gorgonzola, figo e mel / Massa folhada com ricota saborizada de água de flor de laranjeira

Welcom drink: Boisson d?entreé - Drink à base de vodka, amora, morango, gengibre, limão e hortelã

Entrada: Ratatouielle - Pimentão amarelo, pimentão vermelho, cebola, tomate, abobrinha assados com molho pomodoro e finalizado com ricota fresca e caviar de azeite de tomilho

Harmonização da Entrada: Vinho Fino Branco Moscato Charrua da Vinícola Fin

Prato Principal: Plat Principal - Entrecot com aligot de mandioca e molho de vinagre balsâmico

Harmonização do Prato Principal: Vinho Tinto Tannat Pampa, Vinícola Fin

Sobremesa: Dessert - Sorvete de limão siciliano com farofa sableé e geléia de rosas

Harmonização da Sobremesa: Vinho Moscatel Espumante Rosê, Vinícola Aurora


Estudantes de Gastronomia recebem sommelier para trabalhar o contraste entre bebidas e alimentos

O curso de Gastronomia da Unijuí recebeu, na noite da última sexta-feira, 15 de setembro, o sommelier Marcio Bortolini. O convidado integrou a aula da disciplina de Serviços de Sala e Bar e contribuiu, ao mesmo tempo, para os estudos que vinham sendo realizados no componente de Criação de Cardápio - ambos sob responsabilidade da professora Etiene Meyer Johannsen.

Conforme explicou a docente, a ideia é sempre trabalhar aulas teóricas e práticas, para que os estudantes possam vivenciar o que estão aprendendo. “Como enólogo, o Marcio foi desafiado a trabalhar com o contraste da bebida a partir do cardápio que preparei especialmente para esta aula”, explicou a professora, destacando que a presença de convidados nas aulas tem contribuído para a formação dos estudantes, que podem somar conhecimentos em áreas correlatas à gastronomia.

Marcio, que também é cirurgião-dentista, compartilhou um pouco da sua experiência como sommelier, profissão que tem há 15 anos, e como vitivinicultor, atividade que exerce há cerca de três anos. “A ideia foi apresentar a contraposição, e não apenas a analogia dos aromas e sabores. Acredito que é essencial que os estudantes tenham esse contato com diversos profissionais, como cervejeiros e champanheiros, já que o realce e a avaliação dos sabores partem de uma combinação entre os alimentos e a bebida”, destacou o convidado. 


Experiências gastronômicas: estudantes preparam mesa inclusiva em parceria com a Dubai Alimentos

A Unijuí recebeu na sexta-feira, 1º de setembro, a equipe diretiva da Dubai Alimentos para um café produzido pelo curso de Gastronomia com o apoio do curso Nutrição. Para a atividade, a empresa forneceu os produtos farináceos e os acadêmicos desenvolveram receitas inclusivas, sem glúten. O café foi servido no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da Universidade onde, além de degustar as receitas, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura.

Segundo a coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Unijuí, professora Karina Rios, o banquete foi desenvolvido com o objetivo de apresentar experiências gastronômicas a partir dos diferentes tipos de farinhas produzidas pela Dubai Alimentos. “Isentar o glúten da alimentação é uma realidade de muitas famílias por questões de saúde. Então, fizemos produtos sem glúten, adaptando receitas para mostrar as possibilidades, como forma de desmistificar a gastronomia inclusiva. É necessário ter conhecimento, pois não é somente retirar o glúten e o trigo, mas sim, mas utilizar técnicas e produtos adequados para que o propósito seja cumprido e que a pessoa continue com saúde e possa comer bem e com qualidade”, explicou.

Para a realização das adaptações das receitas, os estudantes contaram com a mentoria da professora Etiene Johannsen.  Conforme o diretor da Dubai Alimentos, Dante Maurício Tissot, a experiência foi muito boa e a intenção da empresa é dar sequência ao projeto. “Isso era um sonho que eu tinha de poder degustar produtos neste nível e a Unijuí superou todas as expectativas. A quantidade de itens com qualidade, sabor e apresentação, estamos impressionados. Essa experiência foi incrível para mim e para toda a equipe. Queremos proporcionar isso para outras pessoas, somos parceiros e vamos levar esse projeto adiante”, afirmou.

Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, atividades como essa impactam positivamente na formação dos estudantes e reforçam a parceria entre a Universidade e a Dubai Alimentos. "O desafio foi fazer uma mesa inclusiva, sem glúten, envolvendo os estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição, onde foram avaliadas juntamente com os professores, a qualidade, variação de ingrediente até a composição da mesa. Isso é um enriquecimento em termos de formação acadêmica e profissional”, finalizou.


Estudantes de Gastronomia recebem profissionais da área de eventos em aula especial

Na última quarta-feira, 30 de agosto, o curso de Gastronomia da Unijuí promoveu uma aula especial dentro da disciplina de Planejamento de Banquetes e Eventos Gastronômicos. Quatorze profissionais da área de eventos foram convidados para participar do encontro e compartilhar as suas experiências na organização de festas. 

“O objetivo desta aula é mostrar aos estudantes que a nossa parte num evento é tão importante quanto a do colega e que precisamos estar alinhados. De nada adianta a minha parte na cozinha ser um sucesso se, no meio da festa, cair a energia elétrica”, explicou a professora responsável pela disciplina, Deise Marin.

Participaram da troca de ideias Thiago Barcelos, que conta com assessoria de eventos; Deise Pagel Viecili da Folia.com Brinquedos e Festas; Jonas Brendler da Usina Som e Luz; Marcos Vinicius Zborowski do grupo Elitte; Taísa Schwanke e Juliana Scopel da 3 Marias Decorações; Dedilhana Hübner da Retratos e Essenciais; Fernando Guimarães da Zug Vídeos; Caroline Stanislavski da Carol Banda Show; Robson Roberto Andrade do Vino Vino; Sandro Bernardes Pinós da Cervejaria Confraria Beer; Lara Silva da Perfil e comunicação da ExpoFest Ijuí; Larissa Ceratti da Play Beach Ijuí; e Alisson Bonoto, relações públicas da Central de Eventos da Unijuí.

Na avaliação da professora Deise Marin, a noite foi incrível e possibilitou que profissionais renomados, de diferentes áreas do setor de eventos, pudessem contar sua trajetória e expectativas frente às equipes que prestam serviços em gastronomia. “Tivemos estudantes atentos e muito concentrados diante de todas as informações que receberam. Todos os convidados deram depoimentos demonstrando o amor pelo mercado de eventos e o quanto ele é importante para girar a economia. Os alunos tiveram a dimensão de um evento social bem elaborado e o quanto a espacialização de cada setor foi importante para a profissionalização deste segmento”, avaliou a professora.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.