Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia de Software (Bacharelado)

Unijuí oferta curso de Engenharia de Software com foco em formar profissionais qualificados em tecnologia

A Engenharia de Software é uma área que está em plena expansão no mercado de trabalho. Engenheiros que atuam nesta área têm excelentes oportunidades no mercado e são bastante requisitados por grandes empresas ao redor do mundo. Buscando preparar profissionais de excelência, o curso de Engenharia de Software da Unijuí é um dos mais importantes da área em todo o País. 

A formação na Unijuí prepara o estudante para resolver os desafios das revoluções tecnológicas do mundo moderno, com habilidades multidisciplinares e competências reconhecidas. O curso possui cinco anos de duração e busca, a partir de atividades inovadoras e integradoras, formar estudantes com essas qualificações e capazes de serem empreendedores e com iniciativa de mudanças para adquirir aprendizado constante.  

Entre os diferenciais que o curso oferece, além da possibilidade de o acadêmico estudar em uma Universidade com conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), está a utilização de laboratórios que contam com estrutura qualificada. Há laboratórios de Hardware; Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Simulação Digital I; Eletrônica Digital I; Eletrônica Digital II; Computação Pervasiva; e Laboratório de Robótica Aplicada, que possibilitam a experiência prática profissional. 

O coordenador do curso de Engenharia de Software, professor Gerson Battisti, destaca que a formação é importante, uma vez que as tecnologias estão mudando e se inserindo no dia a dia da população. “No nosso curso queremos oportunizar aos profissionais para que estejam cada vez mais próximos das tecnologias, assim como de questões como a inserção de Inteligência Artificial, Big Data. Essas novas ferramentas vão surgindo e buscamos aprimorar dentro da graduação para que o estudante conheça e possa estar cada vez mais próximo e preparado para lidar com elas”, relata. 

O professor ressalta que esse aprimoramento é possível devido à alta qualificação do corpo docente, que é integrado com pesquisas internacionais, e aos laboratórios tecnológicos, que permite aos estudantes se aprimorarem de um modo diferenciado. Também lembra que o curso de Engenharia de Software possibilita uma aproximação dos acadêmicos de grandes empresas, como Amazon e o Google, que permite que eles se coloquem no mercado desde a graduação. 

Os profissionais formados na área podem atuar na indústria de software, sistemas de informações, automação, gerência de projetos, dentre outros, atendendo os setores acadêmico, empresarial, industrial e centros de pesquisa e desenvolvimento. O curso de Engenharia de Software é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.


Estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software participam de novas formações


Foto: ilustrativa 

Os acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software têm mais uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos. Por meio de uma parceria entre a Unijuí e a Nvidia no Deep Learning Institute (DLI), os estudantes iniciam nesta sexta-feira, 3 de novembro, os workshops  Fundamentos de Computação Acelerada com Cuda C/CC ++ e Fundamentos de Deep Learning.

O primeiro curso trabalhará a aceleração de aplicativos com Graphics Processing Unit (GPU) usando programação da Compute Unified Device Architecture (Cuda) plataforma de computação paralela criada pela Nvidia e o segundo abordará questões de aprendizado profundo com exercícios práticos em visão computacional e processamento de linguagem natural. As qualificações ocorrerão no formato online






Estudantes da Unijuí podem participar de curso ofertado pelo Google de forma gratuita

Acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software têm mais oportunidade de qualificarem-se por meio da plataforma Google Cloud Education de forma gratuita. Estão abertas as inscrições para a formação Google Cloud Platform, que abordará um conjunto de serviços de computação em nuvem que inclui soluções de armazenamento, processamento de dados, machine learning, gestão, entre outros.

O curso inicia na próxima terça-feira, 12 de setembro, e será realizado de forma online, dentro da plataforma Google, contemplando um conjunto de materiais teóricos e laboratórios práticos de experimentação. Para realizar a inscrição os estudantes devem preencher o formulário disponível neste link

Para o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, professor Gerson Battisti, é importante para os estudantes a diversificação de fontes de aprendizado. “É necessário buscar oportunidades de desenvolvimento contínuo para alcançar uma formação acadêmica e profissional mais robusta e abrangente. Integrar uma formação externa, como as oferecidas por empresas renomadas, complementa de maneira significativa o conjunto de habilidades desenvolvidas durante a graduação. Isso ocorre porque essa combinação de formações interliga conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade com aplicações práticas presentes em cenários comerciais relevantes e atuais” , explica.

O coordenador complementa ainda que “o Google é uma das empresas mais prestigiadas e reconhecidas globalmente, possuir uma certificação por ela no currículo não apenas valoriza o perfil profissional, mas também pode ser um diferencial competitivo durante processos seletivos. Mais do que simplesmente endossar habilidades técnicas, as formações do Google proporcionam uma visão internacional, capacitando os acadêmicos a compreenderem com maior profundidade as nuances do mercado global e a adaptarem-se às diversas práticas comerciais vigentes em várias regiões do mundo”.


Acadêmicos de Engenharia de Software e Ciência da Computação participam de programação multicampi em Semana Acadêmica

Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software iniciaram nesta segunda-feira, 29 de maio, a programação de suas Semanas Acadêmicas nos campi de Ijuí e Santa Rosa. A abertura da Semana Acadêmica dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software aconteceu de maneira conjunta por meio de uma palestra online que contemplou os dois campi, abordando a temática “ChatGPT. Desmistificando o HYPE”, com o palestrante Guilherme Friol, da empresa: SDC. Na sequência, o senhor Osvaldo Junior, especialista de Produtos na Seagate, abordou a temática “Armazenando seus dados de forma segura, do Terabyte aos Petabytes”.

“Essas são duas falas muito interessantes e que tem por objetivo envolver os nossos estudantes em temáticas extremamente atuais que estão sendo debatidas no mundo, uma vez que em nossos cursos nós trabalhamos com a Internet das Coisas e com Inteligência Artificial. Então, quando falamos de IA, nós temos a fala do Guilherme e quando falamos de internet das coisas, temos a fala do Osvaldo, que explica como esses dados que tanto discutimos são armazenados de maneira segura”, destacou o coordenador dos cursos, professor Edson Luiz Padoin, complementando sobre a importância de estar preparado e à par das discussões que acontecem no mundo a respeito das áreas de atuação dos profissionais que estão se formando.

A programação tem continuidade amanhã, no campus Ijuí, no auditório do Espaço + Inovação, com as palestras “Mulheres na Ciência e Tecnologia” e “Arquitetura de Software e Game Engines”. Em Santa Rosa acontecem minicursos com as temáticas: GIT, Iniciando no desenvolvimento mobile com Flutter, e Robótica. Já na quarta-feira a programação volta a ser online no campus Ijuí com as temáticas “Do Caos ao Controle: Gerenciamento de Versões com Git” e “Linux Essentials”. E, no campus Santa Rosa, presencialmente no auditório da sala B-105, com a temática “Experiência de morar e Estudar fora do Brasil e Arquitetura de Software e Game Engines”.

Na quinta-feira a programação continua no auditório da sala B-105, no campus Santa Rosa, com a temática “Imersão no Mercado de Trabalho” e “Gh Branding - criando futuro a partir de Santa Rosa”. E, no campus Ijuí, a programação acontece no auditório da Sede Acadêmica com as temáticas “Introdução a carreira de Cibersegurança” e “Construindo o futuro com a TECNICON”.

Para encerrar as atividades, na sexta-feira, a programação do campus Ijuí contempla uma “Noite dos jogos e Maratona de Programação”, enquanto o campus Santa Rosa realiza uma “Noite dos jogos e Rodízio de Pizza”. 


“Construindo o futuro com a Tecnicon” é tema de aula inaugural dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software no campus Santa Rosa

O futuro da evolução tecnológica na região foi o tema que norteou a Aula Inaugural dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software do campus Santa Rosa na noite de ontem. Realizada em parceria com a empresa Tecnicon, o evento que teve como mote o título “Construindo o futuro com a Tecnicon”, trouxe à discussão as diferentes possibilidades de atuação dos jovens profissionais da área das tecnologias.

Em sua saudação, a coordenadora do campus Santa Rosa para assuntos acadêmicos e externos, professora Taciana Paula Enderle, destacou a importância de momentos como o realizado na noite de ontem para fortalecer a formação acadêmica. Em especial, destacou a participação dos Centros Acadêmicos dos cursos e o envolvimento na atividade. “Isso demonstra o fortalecimento do interesse na formação acadêmica, o que é muito bom também para o desenvolvimento interpessoal enquanto profissionais. Além disso, gostaria de agradecer imensamente a parceria da Tecnicon que é uma grande parceira da Instituição e que está aqui hoje compartilhando com nossos estudantes sobre suas experiências. A formação vai muito além dos encontros em sala de aula, mas também se reconhece nesses momentos de encontro e de troca, em que é possível vislumbrarmos um futuro para os nossos profissionais”, afirma.

“Muitos de vocês podem pensar sob diferentes perspectivas. Ou abrir sua própria empresa, ou construir uma carreira dentro de uma grande empresa, seja como parte de um time, como gerente de um time, seja como engenheiro de software, seja como cientista da computação, que cada vez mais essas áreas estão trabalhando em conjunto. E nesse sentido vocês vão encontrar, ao longo da formação, situações que vão exigir de vocês o feito e o perfeito. Lembrem-se que as vezes o feito não basta, será necessário o perfeito, que é o trabalho no mais alto nível que vocês conseguirem entregar. Por isso, optem sempre por dar o melhor de vocês em tudo que vocês fizerem também durante a Graduação, pois as habilidades que vocês desenvolverem durante esse processo estão sendo observadas pelas empresas que poderão contratar vocês logo em seguida. E, nesse sentido, temos hoje em nossa região, várias empresas grandes que atendem todo nosso país e até fora dele e, por isso, estamos, cada vez, investindo nesse processo formativo de nossos estudantes, para os tornarem profissionais cada vez mais preparados, seja em sala de aula ou em eventos como esse de hoje”, destaca o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, professor Edson Luiz Padoin.

Pela Tecnicon participaram os profissionais Mateus Chies, Luciana Ruaro e Aline Kempf. Em sua apresentação, Mateus destacou o crescimento da área da tecnologia na região, explicando como isso acontece com a Tecnicon que mantém sua sede em expansão no município de Horizontina, mas já tem outras filiais nas cidades de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Ele destaca ainda que está na missão da empresa manter a inovação constante, isso significa que “todos os dias a equipe é desafiada a se desafiar”. 

“Uma empresa de serviço sem pessoas não acontece, isso significa que precisamos cuidar das pessoas, cuidar das suas carreiras, manter elas motivadas todos os dias para gerar resultados; Além disso, priorizamos equipes de alto desempenho, isso significa pessoas que aprendam rápido, que evoluam rápido e que sejam os melhores. Alto desempenho é cuidar de praticamente 20 mil usuários com uma equipe extremamente enxuta, hoje temos aproximadamente 100 colaboradores, distribuídos em diferentes setores, que cuidam dessa carteira de clientes; Atendimento de excelência, pois precisamos ser excelentes para garantir que esses clientes permaneçam conosco. E nós conseguimos fazer isso hoje com 10 pessoas atendendo essa carteira de clientes. Claro que isso só funciona a partir de planejamento e cumprimento de processos; Responsabilidade social e ambiental também é um de nossos pilares e entendemos que isso é importante se quisermos ser uma empresa em expansão, por isso, temos em nossas ações um planejamento de atividades que cumpre com essas funções também”, explica. 

Assim como Chies, Luciana Ruaro e Aline Kempf que são egressas da Unijuí, também trouxeram contribuições importantes para o debate com os estudantes de ambos os cursos. Uma temática relevante levantada por Aline foi justamente o crescimento do número de mulheres na área das tecnologias, ela lembrou que em sua época de estudante havia apenas duas meninas estudando Ciência da Computação. Luciana, por sua vez, compartilhou com os estudantes as experiências que pode vivenciar estando dentro de uma empresa de tecnologia, tanto no âmbito de eventos nacionais e internacionais para a troca de conhecimentos, quanto sobre a possibilidade de inovar dentro da própria empresa em que atua, sendo desafiada diariamente a implementar soluções que qualifiquem os processos dos clientes atendidos. 

Após o debate, os estudantes foram convidados para uma confraternização organizada pelos Centros Acadêmicos dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. 


Estudantes de Engenharia de Software e Ciência da Computação da Unijuí agora têm acesso à AWS Academy

A Unijuí agora é conveniada da AWS Academy, plataforma dos serviços Amazon. Com isso, os estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí terão acesso ao Learner Labs. “O objetivo do Learner Labs é oferecer suporte ao ensino da concepção, administração e configuração dos serviços da AWS para reforçar o aprendizado dos alunos”, explica o coordenador dos cursos, professor Edson Luiz Padoin. 

À medida que as tecnologias de nuvem continuam a ajudar as organizações a se transformarem em um ritmo acelerado, há uma alta demanda por profissionais com as habilidades de cloud, big data e data science necessárias. De acordo com os dados do LinkedIn, a computação na nuvem é a principal habilidade que as empresas atualmente demandam. O Learner Labs garante acesso prático a mais de 100 serviços da AWS, para que os alunos trabalhem em tarefas complexas, para isto a AWS oferece um orçamento de US $100 para cada aluno usar ao longo do laboratório.

“Em cada laboratório, os alunos têm acesso a um conjunto restrito de serviços da AWS para poderem trabalhar em seus projetos, fazer os exercícios elaborados pelo professor. Os alunos também poderão realizar simulados oficiais para a certificação AWS e obter vouchers de desconto para o exame de certificação da AWS”, esclarece ainda o professor.

Atualmente os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software possuem convênios firmados com grandes big techs como, por exemplo, Google, Amazon Web Services, NVIDIA, Qlik e Tableau que disponibilizam acesso aos estudantes Unijuí para treinamento em ambientes reais de produção, preparando-os para a atuação profissional.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.